CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

Situado em pleno coração de Ourém, o Jardim Municipal Le Plessis-Trévise foi alvo de uma intervenção de fundo que revolucionou por completo a sua imagem e o seu próprio contributo para a cidade.

Moderno, amplo e dotado de novas zonas de lazer e convívio, além de um parque infan-til, o jardim municipal Le Plessis-Trévise tornou-se uma zona de referência após a sua requalificação, tanto para os oureenses como para os milhares de visitantes que anualmente passam pela cidade-sede do concelho.

A intervenção, realizada em 2021 e 2022, in-clui o jardim e o espaço fronteiro aos antigos Paços do Concelho e envolve um investimento de 1 067 500 €.

A origem do jardim, na sua forma anterior à das obras, remonta aos anos 80 do séc. XX. Nele se integra o “Monumento ao Povo de Ourém” do escultor Fernando Marques. Na sequência da geminação do Município de Ourém com o de Le Plessis-Trévise, em França, o jardim foi renova-do e batizado com a designação que se mantém atualmente.

A intervenção divide-se em dois momentos correspondentes aos dois níveis altimétricos existentes: o mais elevado com a nova Praça, frente aos antigos Paços do Concelho, e o mais baixo com o jardim propriamente dito.

Integra como referências os elementos que fa-zem parte do legado da memória do local, de onde se destacam os seguintes:

  • A Praça – Desenhada sobre os limites da antiga Câmara Municipal de Ourém, atual Assembleia Municipal, estendendo-se até à zona mais alta do jardim, limite que é uma espécie de mira-douro sobre a cota baixa, surgindo ao fundo a colina com o Castelo de Ourém.
  • O Tribunal – Localizado a poente do jardim e num plano ajardinado elevado. Uma nova ram-pa garante-lhe a acessibilidade e o estaciona-mento existente foi redesenhado.
  • O Edifício Comercial – Mantêm-se os espaços comerciais em novo alinhamento, em volume monolítico, amplamente abertos ao jardim e com mais área para esplanadas.
  • O Jardim – Foi mantida a área, mas com um novo desenho que procura incentivar uma mais efetiva utilização. Quer-se um espaço que convide à permanência, percursos que sejam percorridos, um verde vivido, um parque in-fantil com mais crianças, mais espaço de es-planadas e uma nova fonte.
  • O “Monumento ao Povo de Ourém” – Foi manti-do e integrado.
  • A Fonte – Transforma-se em espelho de água e fonte cibernética de repuxos iluminados.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • A inauguração da requalificação do Jardim Municipal Le Plessis-Trévise completa o conjunto de intervenções realizadas no âmbito do Plano de Estudo e Desenvolvimento Urbano da Cidade de Ourém (PEDU), o mesmo que também contribuiu para as requalificações do Castelo, do agora denominado Teatro Municipal de Ourém e da Avenida Dom Nuno Álvares Pereira.

  • O município requalificou também as ruas Dr. Neves Eliseu e Dr. Francisco Sá Carneiro. A intervenção teve por base uma estratégia de mobilidade mais sustentável para a cidade, concretizada na primazia da circulação pedonal e ciclável, garantindo espaço público acessível a todos os utilizadores, com segurança, funcionalidade e conforto.

Luís Miguel Albuquerque

Presidente da Câmara Municipal de Ourém

Com a requalificação do jardim municipal Le Plessis-Trévise, quer-se um espaço que convide à permanência, percursos que sejam percorridos, um verde vivido, um parque infantil com mais crianças, mais espaço de esplanadas e uma nova fonte.

Contactos

T.:   249 540 900 (chamada para a rede fixa nacional)

E.: geral@cm.ourem.pt

W.: www.ourem.pt

Praça D. Maria II, n.º 1,
2490-499 Ourém

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt