CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023
Transição energética
A câmara municipal de Coimbra está a implementar um projeto piloto de iluminação pública LED, o FlexIP, que permite alterar a tecnologia existente por outra mais eficiente e reduzir os consumos elétricos e os custos em 60%.
Coimbra tem vindo a desenvolver vários projetos na área das cidades inteligentes, com novos conceitos e abordagens na gestão urbana sustentável, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. Um dos projetos piloto em implementação no município – que a autarquia está a levar a cabo com a E-Redes – é o FlexIP, uma solução que controla a iluminação pública LED e traz diversas vantagens para o município, principalmente pela alteração da tecnologia existente por outra mais eficiente e pela redução de consumos elétricos e custos na ordem dos 60%.
O projeto está a ser desenvolvido em duas zonas da cidade e prevê a substituição de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão por outras inteligentes com tecnologia LED. Essas são dotadas de um sistema de controlo ponto-a-ponto, o que permite comandar cada luminária individualmente.
Numa primeira fase, o projeto está a ser implementado na Quinta de S. Jerónimo, onde estão já instaladas 170 luminárias com tecnologia LED, 46 viárias e 124 de jardim. Numa segunda
fase, a solução será aplicada também a algumas ruas da Baixa de Coimbra, com a substituição de mais de 140 luminárias do tipo “lanterna” por outras inteligentes com tecnologia LED.
Este projeto piloto cria duas redes inteligentes que, juntamente com outros projetos em curso, reforça Coimbra como um laboratório vivo para experimentação de soluções smart para uma gestão inteligente e sustentável das cidades do futuro. É este o conceito do #Coimbracitylab, um projeto municipal que acolhe já outras soluções de iluminação pública, como o caso do Luxifer, o vencedor da primeira edição do Future City Challenge, uma competição IoT (Internet das Coisas) promovida pelo Fikalab (laboratório de inovação da Critical Software) e pela câmara municipal, no âmbito da adesão à comunidade The Things Network.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- A câmara municipal pretende, também, testar vários sensores no universo da IoT, nomeadamente rega inteligente (smart irrigation), contagem de veículos, temperatura, humidade, medição de CO2, partículas (PM2,5 e PM10), volume percentual de resíduos sólidos urbanos em cada contentor, entre outros. O objetivo é analisar os dados obtidos pelos sensores e avaliar como estes dados podem ser utilizados para apoiar a decisão de implementar medidas mais eficientes e mais sustentáveis.
José Manuel Silva
Presidente da Câmara Municipal de Coimbra
“Estamos a tornar Coimbra num laboratório experimental de inteligência, para que se possam experimentar novas tecnologias e novas ideias, sempre com a preocupação da sustentabilidade, para que Coimbra seja, efetivamente, uma cidade de futuros.”
Contactos
T.: 239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)
E.: geral@cm-coimbra.pt
MORADA
Praça 8 de Maio
3000-300 Coimbra