CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Concelho às portas de Lisboa quer ser referência em smart cities no país

Alenquer conjuga história e modernidade. Das soluções ambientais, à mobilidade, o município coloca a inteligência ao serviço da população. Até 2025, o executivo quer acompanhar o progresso da região e tornar o concelho referência nacional. 

O Oeste é uma smart region e Alenquer tem vindo a trilhar um caminho sólido na modernização do seu território. Desde 2013, o município levou a cabo uma reforma do seu parque informático e uma reconversão digital, caso do No Paper, diminuindo a pegada carbónica e permitindo a ligação entre várias tecnologias. 

A partir daí, o foco passou pela implementação de soluções de diagnóstico, que permitem monitorizar e gerir indicadores importantes, como medidores da qualidade do ar, sensores de rega ou de estacionamento. O intuito é criar um substrato tecnológico diferente, com uma consola para filtrar, organizar e utilizar os indicadores recolhidos. 

De momento, existem várias obras em espaço público que terão inteligência aplicada. Com a municipalização de parte da EN9, será ali implementada semaforização inteligente, que regula apenas quando há tráfego. 

Também no rio Alenquer, o município quer trazer inteligência para um sistema de represa, criando um espelho de água e reduzindo custos de manutenção. 

Em termos de iluminação pública, decorrem ensaios relacionados com a sensorização de luminárias, algumas das quais com sistema de feedback, que permite à população ter intervenção direta. 

A última camada será em torno da mobilidade e dos transportes. O executivo quer aumentar as redes pedonal e viária, e, com parceiros de cartografia e gestão dinâmica de dados, permitir antecipar vias mais ou menos ocupadas, encontrar estacionamento ou saber qual a rota intermodal a eleger, na utilização de transportes públicos, tudo através de consulta on-line. 

Até ao final de 2025, espera-se que o concelho possa vir a ter ainda mais inteligência aplicada. Para já, Alenquer procura ser o reflexo de uma mudança em curso na região Oeste e afirmar-se como referência das smart cities portuguesas. 

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Construção de um parque de estacionamento inteligente, promotor do comércio local, com acessibilidade garantida, gestão inteligente dos lugares de estacionamento e estação de bicicletas partilhadas;
  • Implementação de rede de carregadores rápidos, criando uma rede que fomente a mobilidade elétrica no concelho;
  • Implementação de estações de bike sharing.

Pedro Folgado

Presidente da Câmara Municipal de Alenquer

Para fazer do Oeste uma smart region, os municípios têm de conhecer a importância da inteligência aplicada no território e da extração dos indicadores de controlo. Como presidente da OesteCIM, darei esse cunho à região, e Alenquer será o reflexo disso.” .”

Contactos

T.:   263 730 900 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-alenquer.pt

W.: www.cm-alenquer.pt

MORADA

Praça Luís de Camões

2580-318 Alenquer

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt