CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023


Concelho às portas de Lisboa quer ser referência em smart cities no país
Alenquer conjuga história e modernidade. Das soluções ambientais, à mobilidade, o município coloca a inteligência ao serviço da população. Até 2025, o executivo quer acompanhar o progresso da região e tornar o concelho referência nacional.
A partir daí, o foco passou pela implementação de soluções de diagnóstico, que permitem monitorizar e gerir indicadores importantes, como medidores da qualidade do ar, sensores de rega ou de estacionamento. O intuito é criar um substrato tecnológico diferente, com uma consola para filtrar, organizar e utilizar os indicadores recolhidos.

De momento, existem várias obras em espaço público que terão inteligência aplicada. Com a municipalização de parte da EN9, será ali implementada semaforização inteligente, que regula apenas quando há tráfego.
Também no rio Alenquer, o município quer trazer inteligência para um sistema de represa, criando um espelho de água e reduzindo custos de manutenção.
Em termos de iluminação pública, decorrem ensaios relacionados com a sensorização de luminárias, algumas das quais com sistema de feedback, que permite à população ter intervenção direta.
A última camada será em torno da mobilidade e dos transportes. O executivo quer aumentar as redes pedonal e viária, e, com parceiros de cartografia e gestão dinâmica de dados, permitir antecipar vias mais ou menos ocupadas, encontrar estacionamento ou saber qual a rota intermodal a eleger, na utilização de transportes públicos, tudo através de consulta on-line.
Até ao final de 2025, espera-se que o concelho possa vir a ter ainda mais inteligência aplicada. Para já, Alenquer procura ser o reflexo de uma mudança em curso na região Oeste e afirmar-se como referência das smart cities portuguesas.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- Construção de um parque de estacionamento inteligente, promotor do comércio local, com acessibilidade garantida, gestão inteligente dos lugares de estacionamento e estação de bicicletas partilhadas;
- Implementação de rede de carregadores rápidos, criando uma rede que fomente a mobilidade elétrica no concelho;
- Implementação de estações de bike sharing.

Pedro Folgado
Presidente da Câmara Municipal de Alenquer
“Para fazer do Oeste uma smart region, os municípios têm de conhecer a importância da inteligência aplicada no território e da extração dos indicadores de controlo. Como presidente da OesteCIM, darei esse cunho à região, e Alenquer será o reflexo disso.” .”
Contactos
T.: 263 730 900 (chamada para a rede fixa nacional)
E.: geral@cm-alenquer.pt
MORADA
Praça Luís de Camões
2580-318 Alenquer