CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

Torres Vedras aposta na transição digital na agricultura através do Smart Farm Colab

A cidade de Torres Vedras é amplamente marcada pela ruralidade que caracteriza o concelho, conhecido pela sua importante produção agrícola e agroindustrial.

Por todo o território, nomeadamente na periferia da cidade, encontram-se empresas dedicadas à produção vinícola, hortícola e frutícola que abastecem o mercado nacional e internacional.

A agricultura continua a ter um impacto ambiental significativo, por isso, o grande desafio que o setor enfrenta é o de conciliar a necessidade de aumentar a produção de alimentos com a redução do impacto ambiental.

Consciente deste desafio, em 2019, a Câmara Municipal de Torres Vedras liderou a criação do Smart Farm Colab (SFCOLAB), um Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. Com o objetivo de tornar a agricultura digital acessível a todos os agricultores, este laboratório contribui para a sustentabilidade da cidade e do concelho, como um todo.

O SFCOLAB está assente num modelo de colaboração entre o setor público e o privado, envolvendo a autarquia, parceiros académicos e o tecido empresarial local. O aumento da produtividade agrícola e a diminuição do consumo de água e da utilização de produtos químicos na agricultura são alguns dos objetivos deste consórcio, que tem desenvolvido um conjunto de soluções tecnológicas de baixo custo.

Uma dessas soluções é o SOFIS – Smart Orchard Fertirrigation System, que consiste num sistema à base de sensores fixos para a gestão inteligente da irrigação e da fertilização, desenvolvido e adaptado de acordo com as necessidades individuais de cada fração e realidade agrícola.

O SOFIS conecta remotamente os dados em tempo real entre o campo, a plataforma digital de gestão e os agricultores. Os dados são modelados e validados por algoritmos de inteligência artificial para o reconhecimento de padrões e desenvolvimento de modelos adaptados à cultura e à região edafoclimática. Este sistema também pode ser aplicado nas cidades, nomeadamente para gestão de rega, hortas pedagógicas ou monitorização das condições climáticas e do solo.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Torres Vedras está inserida numa parceria entre a Oeste CIM e a NOVA IMS para criar a smart region, o primeiro projeto desta natureza a nível regional no país. Este projeto irá permitir um maior conhecimento da região, bem como o enquadramento de cada município que a integra. Desta forma, ficam disponíveis dados que permitem uma construção partilhada do futuro dos territórios, evidenciando a sua base identitária e ao mesmo tempo fortalecendo a relação entre municípios.

Laura Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

“Torres Vedras tem adotado o modelo smart nas suas políticas e estratégias de atuação. Sendo a agricultura um setor com muita representatividade, a aposta na transição digital do mesmo é essencial para a construção de um território mais sustentável, tecnológico e inovador.

Contactos

T.:   261 310 400 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-tvedras.pt

W.: www.cm-tvedras.pt

MORADA

Avenida 5 de outubro

2560-270 Torres Vedras

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt