CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Informar da capacidade dos parques de estacionamento e acessos à vila adentro

O município tem vindo a posicionar-se relativamente a temas como o da mobilidade inteligente e partilhada, fazendo um caminho importante para se manter entre as cidades que fazem uso das ferramentas mais adequadas de que hoje dispomos.

O ano de 2022 ficará marcado pelo arranque do projeto de sensorização da mobilidade em Faro com a instalação de várias componentes que pretendem contribuir para a redução das deslocações automóveis. A ideia é informar os nossos turistas e visitantes da disponibilidade de lugares nos principais parques de estacionamento, minimizando a circulação relativa à procura de lugar (com todos os inconvenientes associados), e maximizando o tempo de permanência e fruição da nossa cidade, a pé, de trotineta ou bicicleta.

Esta abordagem à sustentabilidade ambiental na mobilidade assume o enfoque do sistema de gestão integrada do estacionamento em Faro e inclui as seguintes soluções em torno do Largo de S. Francisco: Espiras magnéticas (dois acessos); Sensores de acessos à Vila Adentro (câmaras com analítica); Poste e sensor ótico (poste de iluminação inteligente IoT alimentado por energia eólica e solar com sensor de monitorização); Painéis informativos relativos à disponibilidade dos parques de estacionamento (três painéis LED nas entradas da cidade); Camada de gestão e partilha de dados (recolha, integração e gestão de dados com a criação de indicadores, dashboards e alarmística).

O projeto terá impacto na gestão municipal ao disponibilizar dados sobre a mobilidade na Vila Adentro e, numa primeira fase, sobre a lotação do estacionamento no Largo de S. Francisco e dos parques da Pontinha e Mercado, podendo suportar a estratégia de melhoria da mobilidade e de controlo de acessos na generalidade do município.

Este projeto representa a primeira iteração neste domínio e não só estabelece um novo interface algorítmico com os painéis identificados, como permitirá a disponibilização da informação processada aos demais sistemas em em que tal seja pertinente.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Service Design – abordagem ao Human Centered Design no município, capacitando a equipa de Transformação Digital com vista à melhoria da experiência do utilizador e dos colaboradores autárquicos ao nível dos serviços on-line do município.
  • Visita Virtual Museu – explora muito daquilo que têm sido os desafios mais recentes dos espaços museológicos em tempo de pandemia: a reinvenção da sua comunicação com o público

Rogério Bacalhau

Presidente da Câmara Municipal de Faro

“Com um recurso ponderado aos sistemas de informação, procuramos induzir a adoção de modelos de comportamento mais adequados, numa abordagem à sustentabilidade ambiental, no caso do projeto destacado, na área da mobilidade.”

Contactos

T.:   289 870 870 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-faro.pt

W.: www.cm-faro.pt

MORADA

Largo da Sé

8004-001 Faro

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt