CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

O BioRia é uma Solução baseada na Natureza com provas dadas na região

Estarreja, um município de média dimensão com os seus 108 km de área e 26 224 habitantes, acolhe uma zona natural única e com uma biodiversidade riquíssima, o BioRia.

Em 2023, a Câmara Municipal de Estarreja viu aprovada a sua candidatura ao projeto TRANS-Lighthouses – “Para além do verde – Faróis de soluções baseadas na natureza transformadoras para comunidades inclusivas”, beneficiando de um apoio de cerca de 300 mil euros. Estarreja participa com um projeto piloto que visa novas soluções para toda a zona natural concelhia.

A autarquia pretende incluir no processo a participação ativa dos cidadãos e atores-chave do território, na definição de estratégias de gestão e valorização do património natural e cultural, tornando a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável temas acessíveis a todos. Pretende-se também promover a partilha de ideias e conhecimentos, disseminar boas práticas e potenciar a participação pública, inclusão e mobilização dos cidadãos do concelho, utilizando a natureza como elemento agregador.

O TRANS-Lighthouses tem como objetivo usar resultados de soluções baseadas na natureza (SbN), como é o caso do BioRia, para repensar e redesenhar os elementos que compõem a criação de SbN justas, em termos sociais e ambientais. O trabalho colaborativo e multidisciplinar no planeamento de SbN pode potenciar uma resposta concertada às crises ambiental e climática, aumentando o compromisso de diferentes atores-chave e a sua esfera de ação.

Financiado pela Comissão Europeia, o TRANS-Lighthouses tem coordenação geral do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, resulta de um consórcio de 19 entidades (universidades, municípios e associações) provenientes de dez países europeus (Portugal, Dinamarca, Alemanha, Chipre, França, Bélgica, Itália, Espanha, Grécia, Suécia), e conta ainda com observadores dos países EUA, Brasil, Chile, Argentina, Índia, Tanzânia e Quénia. O financiamento global é quase seis milhões de euros. A ambição do projeto é tornar-se uma referência europeia no que diz respeito aos desafios sociopolíticos associados às SbN, e ser impulsionador de mudança.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Aventurar-se por Estarreja e descobrir a riqueza natural do Baixo Vouga Lagunar é o convite permanente do BioRia. A câmara municipal está investida em melhorar as condições de visitação dos percursos, através da instalação de estruturas de apoio ao visitante e do reforço da sinalética informativa.

  • A taxa concelhia de cobertura com tecnologia LED de luminárias da rede de iluminação pública é atualmente de 66%. Um projeto que traz substanciais ganhos de eficiência e poupança nos consumos e que a autarquia irá reforçar em 2024.
  • A implementação da Estratégia Local de Habitação, prevendo-se a aquisição e reabilitação de fogos habitacionais, concretiza soluções habitacionais adequadas às necessidades das famílias
    e às exigências ambientais

Diamantino Sabina

Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

“A autarquia pretende incluir no processo a participação ativa dos cidadãos e atores-chave do território, na definição de estratégias de gestão e valorização do património natural e cultural, tornando a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável temas acessíveis a todos.”

Contactos

T.:   234 840 600 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-estarreja.pt

W.: www.cm-estarreja.pt

MORADA

Praça Francisco Barbosa

3864-001 Estarreja

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt