CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Projecto reconhecido pela União Europeia

Idanha-a-Nova introduziu em Portugal o conceito de Bio-Região (atualmente, já são 5) e afirma-se como referência internacional em desenvolvimento sustentável. Idanha é onde se semeia tradição para colher inovação.

A transição para sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis e inclusivos é um dos grandes desafios atuais. Em 2018, a Bio-Região de Idanha-a-Nova, pioneira em Portugal, surgiu para dar resposta a esta e outras preocupações no contexto da Rede Internacional de Bio-Regiões, nascida em Itália.

As Bio-Regiões são territórios onde agricultores, cidadãos, escolas, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais.

Partindo do modelo biológico e agroecológico de produção e consumo, o objetivo é assegurar o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais e culturais dos territórios.

A Bio-Região de Idanha-a-Nova tem desenvolvido ações inovadoras neste âmbito e, em 2022, obteve o reconhecimento da Comissão Europeia: foi uma das três finalistas aos Prémios Europeus de Produção Biológica. Entre os aspetos mais valorizados, Idanha possui a maior proporção de área em modo de produção biológica em Portugal, criou uma cantina escolar biológica (Bio-Cantina), desenvolve hortas pedagógicas nas escolas, e dinamiza o Mercado da Bio-Região, todos os sábados de manhã.

No plano económico, a área de acolhimento empresarial Green Valley Food Lab, o i-Danha Food Lab, que é a primeira aceleradora verde da Península Ibérica, e o CoLAB Food4Sustainability, um laboratório colaborativo para a inovação na alimentação sustentável, são alguns dos frutos da estratégia.

O objetivo é apostar na sustentabilidade para garantir qualidade de vida à população e promover a criação de riqueza e emprego. Em 2022, Idanha deu mais um passo importante: foi uma das primeiras cinco autarquias mundiais a subscrever a “Declaração de Goesan para o Biológico 3.0”, assinada na Coreia do Sul.

Os números comprovam o sucesso desta estratégia. Desde 2019, Idanha passou a ter fluxos migratórios positivos, contrariando o êxodo populacional característico do interior do país

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • CoLAB Food4Sustainability, um laboratório colaborativo dedicado à sustentabilidade agroalimentar. Coordena um Polo de Inovação Digital nesta área com o Selo de Excelência da Comissão Europeia;
  • Green Valley Food Lab, área de acolhimento empresarial de base rural com 800 hectares, com produção maioritariamente em modo biológico;
  • Mercado da Bio-Região decorre na vila de Idanha-a-Nova, aos sábados de manhã, dinamizando a microeconomia, os circuitos curtos e a economia circular.

Armindo Jacinto

Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

“O objetivo das Bio-Regiões é assegurar o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais e culturais dos territórios.”

Contactos

T.:   277 200 570 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-idanha.pt

W.: www.cm-idanha.pt

MORADA

Praça do Município

6060-163 Idanha-a-Nova

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt