CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

Autarquia implementa ferramentas para melhorar a eficiência

O município de Matosinhos assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2030, apostando numa gestão inteligente e sustentável do seu território.

A câmara municipal de Matosinhos foi a primeira autarquia portuguesa a iniciar o processo de implementação de Building Information Modeling (BIM) nos seus projetos de obra nova e manutenção de edifícios e via pública, de uma forma estruturada e abrangente.

O BIM é uma ferramenta que permite melhorar a eficiência e a qualidade do processo de construção, reduzindo custos e melhorando quer a comunicação entre os envolvidos no projeto quer a sustentabilidade global dos ativos municipais.

Este é um processo pioneiro na Administração Local e ocorre nas três fases de uma infraestrutura: projeto, construção e operação.

Na fase de projeto, a metodologia BIM permite que os projetistas, construtores e utilizadores trabalhem juntos num modelo digital compartilhado, que contém todas as informações relevantes do projeto, desde a conceção até à sua reabilitação, demolição ou mudança de uso, minimizando, dessa forma, os erros de projeto e melhorando a eficiência geral do processo.

Na fase de construção, esta metodologia ajuda a melhorar a precisão das estimativas de custo e de tempo, e a eliminar erros de duplicação ou omissão de elementos da obra, permitindo que os construtores possam gerir melhor os seus recursos humanos e materiais, e reduzir o tempo de conclusão do projeto. Além disso, o BIM permite a simulação de diversos cenários, incluindo a análise de impactos ambientais e a segurança do trabalho, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas e corretivas ainda antes de o projeto ser iniciado.

Finalmente, na fase de operação, a metodologia permite que a autarquia monitorize e gerencie o desempenho do edifício, além de realizar manutenção preventiva, melhorando a eficiência energética, reduzindo custos operacionais e garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os envolvidos.

Prevê-se que, até 2030, a implementação do BIM esteja concluída.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • A implementação da plataforma Infraspeak, em 2020, permitiu criar o cadastro digital de todos os elementos do património municipal que exigem manutenção. É possível fazer, de uma forma planeada, a manutenção preventiva de edifícios, via pública, entre outros aspetos. Além das poupanças importantes para o ambiente que a desmaterialização do processo de gestão de manutenção gera, há uma maior eficiência de produtividade no que diz respeito à resposta aos pedidos que entram na plataforma.

Luísa Salgueiro

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

“A tecnologia é uma importante aliada na gestão eficiente e sustentável das cidades e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É possível o equilíbrio entre o crescimento urbano e um mundo sustentável.”

Contactos

T.:   229 390 900 (chamada para a rede fixa nacional)

E.: mail@cm-matosinhos.pt

W.: www.cm-matosinhos.pt

Av. D. Afonso Henriques
4454-510 Matosinhos

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt