CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Smart City da Figueira da Foz

A digitalização das infraestruturas de utilidade pública é uma oportunidade para a descarbonização da economia, simbolizando uma trajetória de baixo carbono no país e reduzindo a vulnerabilidade da sociedade às alterações climáticas.

Conscientes das repercussões ambientais e socioeconómicas que a urbanização tem provocado ao planeta, o município da Figueira da Foz adota soluções de digitalização das infraestruturas de utilidade pública de modo a reduzir a utilização de recursos naturaise a atenuar a pegada ecológica.

As smart cities são uma temática ainda pouco normalizada ou regulada. Embora existam no mercado tecnologias e soluções avulsas das suas componentes constituintes, nomeadamente dispositivos e sistemas de telegestão e de comunicação remota, redes de transmissão de dados, ferramentas informáticas e analíticas para tratamento e processamento desses dados, em face das incertezas técnicas e das questões legais e regulamentares, têm sido dados pequenos passos – nos últimos anos, foram somente implementados projetos piloto representativos daquilo que deveria ser a digitalização massiva das infraestruturas de utilidades públicas.

Na verdade, existe um problema primordial. As redes de comunicações existentes não são eficientes no que diz respeito ao determinismo de operação em taxas de transmissão e em latências, não têm coberturas de rádio de todos os dispositivos IoT, que estão instalados em geografias com orologias complexas e que dificultam ou obstaculizam as transmissões de rádio.

Não obstante, no concelho da Figueira da Foz, foi adotada uma solução eficiente de rede de comunicações de topologia meshed, que mitiga os problemas de cobertura de rádio, baseada num protocolo determinístico, bidirecional e de tempo real, sem restrições do número de dispositivos IoT, de uplinks e downlinks de dados. Atualmente, conta com mais de 60 mil dispositivos conectados entre si a fornecerem dados que suportam e apoiam as tomadas de decisão do município.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • lightIME – Gestão da rede de iluminação pública;
  • waterIME – Gestão da redede abastecimento de águas;
  • wwaterIME – Gestão da rede de saneamento de águas;
  • wateringIME – Gestão da rede de irrigação dos espaços verdes;
  • trafficIME – Gestão da rede de semaforização de tráfego de pessoas e veículos;
  • environIME – Gestão da rede de monitorização da qualidade ambiental;
  • wasteIME – Gestão da rede resíduos sólidos urbanos.

Pedro Santana Lopes

Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz

“O município da Figueira da Foz adota soluções de digitalização das infraestruturas de utilidade pública de modo a reduzir a utilização de recursos naturais e a atenuar a pegada ecológica.”

Contactos

T.:   233 403 300* (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-figfoz.pt

W.: www.cm-figfoz.pt

MORADA

Paços do Concelho, Av. Saraiva de Carvalho

3084-501 Figueira da Foz

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt