CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Matosinhos aposta na neutralidade carbónica

Matosinhos foi a primeira cidade a desenvolver a primeira Zona Livre Tecnológica do país, onde são testadas, em ambiente real, soluções inovadoras capazes de induzir a alteração de comportamentos.

Para a presidente da câmara municipal, “a nova revolução industrial, baseada agora na transição digital combinada com a agenda da descarbonização, oferece-nos a oportunidade de liderar o processo desde o início”. Luísa Salgueiro salienta que “Matosinhos tem apostado, nos últimos anos,nos clusters da economia do mar, da mobilidade, das indústrias criativas e tecnologias de informação e comunicação”.

Assim, considera que o município está preparado para “assumir um lugar de destaque na transição digital, nesta que é a primeira zona livre tecnológica do país, mantendo uma aposta decisiva na descarbonização da economia e nos objetivos de desenvolvimento sustentável”.

Neste sentido, Matosinhos dispõe, entre outras iniciativas, de um living lab que visa o teste de novas tecnologias associadas à redução da pegada carbónica. Este laboratório consiste num bairro carbono-zero que se dedica a este processo, experimentando soluções como candeeiros que medem emissões de carbono, sistemas de partilha de bicicletas conectados com os transportes públicos, painéis solares no lugar de telhados que acompanham o movimento do sol e pavimentos especiais que utilizam a energia cinética dos veículos para a produção de energia elétrica.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Mercado local de carbono baseado em blockchain, através do qual os comportamentos sustentáveis da população, tais como a substituição do carro por meios de locomoção ecologicamente sustentáveis como bicicletas ou trotinetes elétricas, levam à acumulação de créditos que poderão ser utilizados, através da plataforma AYR, para a aquisiçãovde vários serviços e produtos, nomeadamente no acesso a museus e piscinas;
  • BluACT, um programa de aceleração de start-ups que nasceu a partir da rede europeia URBACT e das boas práticas associadas à criação de start-ups no setor da economia do mar, envolvendo sete cidades portuárias europeias.

Luísa Salgueiro

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

“A nova revolução industrial, baseada agora na transição digital combinada com a agenda da descarbonização, oferece-nos a oportunidade de liderar o processo desde o início.”

Contactos

T.:   229 390 900 | 229 392 400 (chamada para a rede fixa nacional)

E.: mail@cm-matosinhos.pt

W.: www.cm-matosinhos.pt

MORADA

Av. D. Afonso Henriques
4454-510 Matosinhos

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt