CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

Os três eixos da estratégia do Fundão

O Município do Fundão não tem dúvidas quanto à necessidade de dar continuidade ao modelo de desenvolvimento adotado, com reiterada aposta na atração e fixação de pessoas e no desenvolvimento de soluções sustentáveis, integradas e participadas, capazes de dar resposta aos novos desafios. 

O concelho do Fundão situa-se num território de baixa densidade populacional. Ano após ano, assistimos a um despovoamento crescente, resultante de um saldo natural negativo e da emigração continuada de jovens. Decorrente deste panorama, afigura-se difícil captar investimento para uma região onde escasseia a mão-de-obra (da mais tradicional à mais qualificada). O Município do Fundão tem como prioridade contrariar este estado de coisas. 

Somos o primeiro concelho do país que tem toda a escola pública com programação para crianças, a partir do primeiro ciclo. Olhando para a cadeia de valor, temos vários processos e projetos de interface em investigação e desenvolvimento, área em que nos estamos também a posicionar fortemente, fazendo a triangulação entre os politécnicos, as universidades e as empresas em sectores muito relevantes. 

A inovação é transversal ao concelho. Quisemos trazer a inovação para as políticas públicas locais. A nossa estratégia de desenvolvimento tem a inovação como fator central, e não só a tecnológica, também a inovação social, que tem sido determinante para alcançar o objetivo de tornar o Fundão numa casa para as tecnologias de informação e comunicação, e na governança, ao abrir muito do que é o modelo de gestão autárquica. Tudo isso encaixa muito bem no posicionamento de um concelho que é conhecido por ter produtos de referência agrícola, como a famosa marca da cereja do Fundão, mas também pelo trabalho e criação de valor nas áreas tecnológicas. Para além da inovação e das marcas que aqui se criam, o Fundão é também uma terra de inclusão, sem preconceitos e onde qualquer pessoa, independentemente da sua nacionalidade, religião ou língua que fala, pode desenvolver o seu projeto de vida (são 70 as nacionalidades existentes no mercado profissional do Fundão). 

No Município do Fundão, a sustentabilidade ambiental, social e económica representa o princípio fundamental que orienta a sua estratégia de desenvolvimento. Assim, ambicionamos satisfazer as necessidades do presente, assegurando simultaneamente o bem-estar das gerações futuras. Através de iniciativas centradas na eficiência dos recursos, na proteção ambiental, na equidade social e na prosperidade económica, o Fundão esforça-se por criar uma cidade vibrante e resiliente, que abraça a sua baixa densidade e dimensão rural.  

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab” é um projeto que visa sensibilizar e reforçar a participação da comunidade através da reativação das oficinas nas várias Casas Temáticas fixadas um pouco por todo o Concelho – tais como a Casa da Cereja (Cestaria), Casa do Barro (Olaria) e Casa dos Embutidos –, ao promover o uso de processos de design e tecnologias de fabricação digital como ferramentas para apoiar e valorizar a produção artesanal. 
  • Passwork Fundão consiste num cartão/passaporte exclusivo, destinado à comunidade de jovens empreendedores, freelancers, ou até mesmo para qualquer empresa que pretenda um espaço de trabalho diferente do habitual, que garante o acesso flexível a toda a Rede de Coworks do Fundão, bem como a espaços de coworking parceiros a nível nacional, e ainda a outros benefícios. 
  •  “Centro AgroTech Fundão é um laboratório aberto e colaborativo que pretende convidar startups a testarem e a demonstrarem, num contexto real, as suas soluções inovadoras IoT em articulação com agricultores locais.

Paulo Fernandes

Presidente da Câmara Municipal do Fundão

“Ambicionamos transformar-nos numa região multicultural e fazer com que os bons exemplos se disseminem pelas regiões vizinhas. Por todo o lado. Entendemos que as boas políticas e as boas práticas começam da base para o topo. É esse o nosso propósito”

Contactos

T.:   275 779 060 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-fundao.pt

W.: www.cm-fundao.pt

MORADA

Praça do Município

6230-338 Fundão

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt