CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023
Transição digital
Em Torres Novas “a vila” é o bairro. A próxima mudança, vários séculos depois, pode bem ser a tecnológica e digital, que irradia uma nova atratividade e competitividade para o comércio e os serviços e altera a forma como cidadãos, comerciantes, consumidores e visitantes interagem entre si e com o território.
Na vila” permanece a centralidade original, o castelo, o museu, a cultura, a praça, as lojas mais diversas, os principais serviços, as festividades, as associações e os espaços dos maiores encontros. A área de intervenção, onde será localizado o Bairro Comercial de Torres Novas, corresponde à zona do centro histórico da cidade, nomeadamente as artérias onde há maior densidade de estabelecimentos comerciais, de serviços, restauração e similares do concelho.
Esta realidade faz de Torres Novas um território com uma identidade própria, que encerra também desafios e oportunidades únicas, em que o Bairro Comercial Digital possui um enorme potencial e onde a transformação digital apoiará a revitalização económica, a modernização e o fortalecimento da competitividade e resiliência de empresas e estabelecimentos dos sectores do comércio e serviços, não esquecendo o cumprimento de objetivos de sustentabilidade económica, social e ambiental.
Apesar deste passado rico e inspirador, o atual mix da área delimitada e objeto do presente projeto está desequilibrado e necessita de uma aposta forte e imediata na sua requalificação e revitalização, onde a dupla transição verde e digital será o segredo do sucesso, identificando-se como objetivo melhorar significativamente a categoria do retalho a par das restantes, ainda que menos expressivas, bem como recuperar espaços hoje devolutos.
A área tem uma malha urbana histórica com uma tradição antiga em comércio diferenciado que se perdeu e que se pretende não só preservar e recuperar, mas também reestruturar face às novas realidades. A ambição é voltar a atrair as pessoas para o centro de Torres Novas, renovar o tecido comercial, qualificar o espaço público tirando partido da transformação digital e adotando estratégias sustentáveis e trazer a vitalidade ao Bairro Comercial Digital que se pretende construir com um comércio de rua diferenciado, diversificado, contemporâneo e digital, complementado por uma comunidade de serviços, indústrias criativas e unidades produtivas aliadas a uma oferta cultural inspiradora.
Pretende-se com este projeto potenciar uma experiência sensorial plena, preservar e potenciar os elementos que constituem a identidade de Torres Novas, reestruturando o acesso destes ao público, tornando os produtos endógenos acessíveis de forma global e generalizada a todo o país, com a digitalização do comércio local e dos estabelecimentos que constituem o bairro.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- Um outro projeto que foi desenvolvido no último ano foi a iniciativa Cidadania Informada e Ativa (C.I.A). Refere-se à acessibilidade da população mais idosa às novas tecnologias e aos serviços públicos de forma digital. Com a pandemia, esta população deixou de ter acesso presencial a diferentes organismos públicos pelo que se tornou urgente resolver e dar acessibilidade tecnológica de modo a minimizar o impacto negativo causado, contribuindo para reduzir assimetrias no acesso à informação e aos meios tecnológicos.
Elvira Cruz Sequeira
Vereadora da Tecnologias de Informação e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Tores Novas
“O Bairro Comercial Digital possui um enorme potencial. A transformação digital apoiará a revitalização económica, a modernização e o fortalecimento da competitividade e resiliência de empresas e estabelecimentos dos sectores do comércio e serviços.”
Contactos
T.: 965 228 402 (chamada para a rede móvel nacional)
E.: elvira.sequeira@cm-torresnovas.pt
MORADA
Largo das Forças Armadas, 1
Torres Novas