O Porto recebeu o prémio de “Município Mais Azul” pela superação dos critérios relativos à educação ambiental durante a época balnear. A cidade foi a vencedora do galardão, entre as 92 praias com bandeira azul da Região Norte.
Na cerimónia do 9.º Seminário da Bandeira Azul, que decorreu em Mértola, foi ainda atribuído o certificado de 15 anos consecutivos de Bandeira Azul à praia de Gondarém.
O “Município Mais Azul” distingue as entidades promotoras da Bandeira Azul, na categoria de praias e portos/marinas, que obtiveram a pontuação mais elevada nas atividades de Educação Ambiental por região, no que respeita a vários critérios: inovação, criatividade, pertinência, multiplicidade de parcerias, abrangência de público-alvo, avaliação pelo público, representação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e prossecução da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA).
O tema deste ano, “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”, levou o Pavilhão da Água a juntar aos seus parceiros figuras que fazem a diferença na sua área de atividade e que inspiram outros a fazer do mar a sua causa, tais como o ambientalista Bruno Costa, do Mar de experiências, a ecóloga Mónica Maia, Maria José Vicente, coordenadora nacional da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza e Angélica André, nadadora olímpica do FCPorto.
O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa que promove a educação para o desenvolvimento sustentável, promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
Fotografia de destaque: DR