CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma reunirá 11 serviços municipais

Os principais projetos do Funchal estão relacionados com a telegestão da rede de águas, a implementação de contadores com comunicação automática de consumo, a sensorização do estacionamento, a videovigilância e a instalação de câmaras para a monitorização do tráfego.

O Funchal pretende, a curto e médio prazo, utilizar as ferramentas digitais para implementar
projetos de smart city, com os objetivos de melhorar os serviços a prestar aos cidadãos e implementar soluções inovadoras de apoio à decisão e de interação com os munícipes.

As infraestruturas de suporte adotadas pelo município do Funchal para servirem de base no seu processo de transição para smart city são as redes Wi-Fi, Móvel (5G), LoRaWAN e Fibra Ótica. Estas redes permitirão a conexão dos diversos projetos com o CIGMA, Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, que reunirá onze serviços municipais.

O CIGMA, cujas novas instalações entrarão em funcionamento no primeiro trimestre de 2023, agregará, num único espaço modular e funcional, a tecnologia e a gestão das plataformas de serviços e canais da autarquia, permitindo a monitorização, em tempo real, não só dos serviços e das solicitações dos munícipes, mas, também, de um conjunto de indicadores einformação da cidade, a vários níveis: ambiente, águas e saneamento, trânsito e iluminação pública.

Para além de integrar o novo Data Center do município, o CIGMA será, também, o local onde as autoridades que participam ativamente na segurança e no socorro da cidade se vão concentrar, para dar resposta aos problemas de proteção civil que o Funchal possa enfrentar.

Os principais projetos em curso são, para além da criação de plataformas de interação com os munícipes, a telegestão da rede de águas, a implementação de contadores de água com comunicação automática de consumo, a sensorização do estacionamento (parcómetros, cargas e descargas e carregadores de viaturas elétricas), a videovigilância, a instalação de câmaras para a monitorização e contagem de tráfego, e o pagamento desmaterializado do estacionamento nos parcómetros.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • Sensorização das luminárias de iluminação pública, com deteção automática de avarias;
  • Instalação de equipamentos semafóricos adaptativos, que gerem os tempos, dinamicamente, em função dos inputs do sistema de monitorização, com alarmística
    incorporada;
  • Gestão de ecopontos e papeleiras;
  • Ferramenta digital de apoio à logística urbana.

Pedro Calado

Presidente da Câmara Municipal do Funchal

“Estamos a dotar o Funchal de investimentos estruturais que vão permitir uma gestão mais eficiente da cidade e, ao mesmo tempo, oferecer ao cidadão um conjunto de soluções inovadoras e facilitadoras, que nos vão ajudar a mitigar os desafios que enfrentam as smart cities.”

Contactos

T.:   291 211 000 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-funcahl.pt

W.: www.cm-funchal.pt

MORADA

Praça do Município

9004-512 Funchal

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt