O SMART TRAVEL foi o primeiro evento dedicado às Smart Cities e Smart Tourism em todo o mundo envolvendo, na sua primeira edição em 2014, mais de 60 oradores e cerca de 900 participantes ao longo dos 4 dias de conferências, workshops, Hackathons e visitas pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Nos anos seguintes, o evento foi assumido pelo Município de Bragança como parte integrante da sua estratégia de Smart Cities.

Até à sexta edição, em 2019, o evento contou com mais de 250 oradores. Uma grande parte, oradores internacionais de méritos reconhecidos, alguns dos maiores estudiosos, peritos, pensadores e criadores de soluções, projetos, casos exemplares de equilíbrio entre os diferentes interesses nas cidades) e uma audiência a ultrapassar as 3 mil pessoas, maioritariamente quadros superiores, governantes, empresas e startups, agentes de turismo e outros profissionais ligados aos diversos sectores da administração publica, mas também privados com elevado interesse nos tópicos.

O SMART TRAVEL marcou a agenda internacional e estabeleceu novas fronteiras para o futuro, nomeadamente, juntando tópicos desconexos como o Turismo e Destinos Inteligentes.

Covid-19 afeta cidades, destinos e eventos

Entretanto, com a situação originada pela pandemia Covid-19, não foram apenas os eventos que tiveram de se adaptar. A queda abrupta de turistas e visitantes provocou o caos em destinos e cidades que, durante décadas, viveram alicerçadas no turismo enquanto motor económico. Era, de resto, um dos grandes problemas e desafios antes da pandemia que, mal ou bem, trouxe à tona a verdadeira essência do que pode ser o turismo inteligente baseado em estratégia de valorização dos recursos naturais, culturais e patrimoniais.

Assim, em 2020, o Smart Travel será um evento adaptado à situação e optará por um modelo online com uma plataforma de debate dinâmica e colocando em escaparate, cidades, destinos e produtos de todo o mundo.

O evento será transmitido via streaming durante 3 dias em diversas plataformas online.

Este é o único evento global que conecta cidades inteligentes e turismo inteligente e, este ano, como de costume, a presença de alguns dos mais influentes especialistas internacionais.

O Smart Travel 2020, de 3 a 5 de dezembro, irá focar-se em alguns tópicos específicos. A nível internacional, as mudanças que o Covid-19 obrigou a implementar, as consequências para as cidades, residentes, visitantes e negócios.

Teremos os casos de estudo do Manifesto Market com o Martin Barry, a resiliência de Milão com o Piero Pelizzaro, as “cidades 15 minutos” e o caso de Paris com o Carlos Moreno, as viagens internacionais e os impactos no sector com o Dimitrios Buhalis, as lições apreendidas com outras ocorrências com a Inga Hlin Palsdottir, o caso de estudo e a estratégia de turismo inteligente da cidade que dá nome a uma das bebidas mais famosas do mundo inteiro, Tequila, com Federico De Arteaga Vidiella, as relações entre o ocidente e a China em tempos delicados, com a Sasha Qian e os fatores que fazem a diferença na hora de escolher um destino seja para viver ou visitar com o Jonathan Reichental entre muitos outros.

A nível nacional, o destaque habitual para os territórios de baixa densidade e ilhas. O Smart Travel, sendo um evento de Bragança, uma cidade de pequena dimensão no interior do país, é também um momento de reflexão para encontrar alternativas e garantir qualidade de vida a quem deseje escolher um novo destino para viver e trabalhar.

Finalmente, a cultura, o empreendedorismo e a sustentabilidade que, em tempos de pandemia, se tornaram também tópicos importantíssimos.

Destaque para as presenças da Diretora do Museu de Lisboa, Joana Monteiro, um dos membros da banda Anjos, Nelson Rosado, a importância do local/global com o Renato de Castro e a sustentabilidade e promoção dos destinos em vídeos e conteúdos com o Hugo Marcos e o fotógrafo de natureza Pedro Rego.

Um “Festival de Inteligência” que contará com a participação de cidades portuguesas e globais, entre as quais: Bragança, Porto, Atenas, Tequila, Paris, Pequim, Vizela, Caldas da Rainha, Milão e muitas outras.

Num formato diferente, haverá lugar à apresentação de soluções inovadoras para as cidades e turismo através de uma parceria estratégica com o NEST / Turismo de Portugal.

Consulte o Programa em www.smartravel.pt e registe-se gratuitamente no evento que será transmitido via web.

Smart Travel, a Inteligência é o destino!

 

 

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.