O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT, na sigla em inglês) procura cidades que queiram participar no Rapid Applications for Transport – RAPTOR, um programa europeu que tem como missão ajudar a criar e a testar soluções para os desafios da mobilidade urbana.

Os municípios e regiões têm até 15 de outubro para demonstrar interesse em participar no concurso de 2025, que voltará a selecionar um grupo de cidades europeias. As eleitas começam por identificar diferentes desafios de mobilidade, para depois apresentarem possíveis respostas através de soluções inovadoras desenvolvidas por startups e PME. As melhores recebem uma verba para ser testadas num ambiente real durante cerca de cinco meses, apoiadas por consultores do EIT Mobility.

“O RAPTOR dá às cidades a oportunidade de se conectarem com startups inovadoras e testarem as melhores soluções antes de investirem e se tornarem líderes em inovação”, diz uma nota do EIT lançada após a abertura de fase de manifestação de interesses.

Desde 2022, ano em que foi lançado, o RAPTOR já trabalhou com 36 cidades de 21 países, que deram origem a 36 pilotos relacionados com mobilidade urbana. Entre as soluções apresentadas estiveram, por exemplo, estações de carregamento de micromobilidade seguras e universais, plataformas de MaaS (Mobility as a Service), ferramentas de análise de dados alimentadas por inteligência artificial e sensores IoT.

Vila Nova de Gaia foi uma das 13 cidades europeias escolhidas para participar no programa de 2024 e implementar um projeto piloto durante esse ano. Neste contexto, o município está a desenvolver uma funcionalidade na plataforma de mobilidade, brevemente disponível ao público, que tem como objetivo motivar a população a andar a pé e de bicicleta, sobretudo nas deslocações mais curtas.

Em 2023 não participou nenhum município português, mas no ano anterior (2022) Cascais teve bastante protagonismo no programa, ao apresentar três soluções. Uma delas foi a CHILDFY, aplicação que promove a mobilidade sustentável no transporte escolar. Através dela, os pais podem combinar e oferecer transporte com outros pais para os seus filhos, promovendo a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono. Também na área da mobilidade, a OpenMove propôs uma solução que permite a criação de horários flexíveis de autocarros públicos, respondendo e articulando os pedidos dos utilizadores. Já a OmniFlow visou a instalação de postes de iluminação nas paragens de autocarro, capazes, por exemplo, de se autoabastecerem de energia solar e eólica.


Fotografia de destaque: © CM Gaia