A cidade de Braga está entre as 12 semifinalistas da 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital), anunciou esta quarta-feira a Comissão Europeia. O município minhoto foi nomeado na categoria “Cidade Inovadora em Ascensão na Europa” (European Rising Innovative City), iniciativa apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação para distinguir o trabalho realizado nesta temática por municípios entre 50 mil e 250 mil habitantes.

Braga concorre ao galardão de 2024 juntamente com outras cinco cidades europeias – Bruges (Bélgica), Leiden (Países Baixos), Linz (Áustria), Oulu (Finlândia) e Tartu (Estónia) -, com quem disputa um lugar entre as três finalistas. Tanto a cidade minhota como as outras semifinalistas terão agora de se preparar para uma audição online privada com os membros do júri, realizada em setembro. Cada uma irá apresentar os principais argumentos da candidatura e responder a perguntas relacionadas com os critérios do prémio.

A vencedora é conhecida a 13 de novembro, durante uma cerimónia realizada em Lisboa, e recebe um prémio monetário de 500 mil euros. Já as outras duas segundas classificadas têm direito a 50 mil euros cada.

Linkoping, na Suécia, foi eleita Cidade Inovadora em Ascensão em 2023, sucedendo a Haarlem (Países Baixos, 2022) e Vanta, na Finlândia, que venceu na estreia desta categoria (2021). Recorde-se que Braga já tinha sido semifinalista do mesmo prémio em 2021, ano em que Cascais terminou em 2.º lugar. Em 2023, Aveiro ficou na 3.ª posição.

Prémios Capital Europeia da Inovação têm uma categoria principal com o mesmo nome e outra designada “Cidade Inovadora em Ascensão na Europa”, para municípios entre 50 mil e 250 mil habitantes

A Comissão Europeia também divulgou esta quarta-feira (dia 28) as semifinalistas do Prémio Capital Europeia da Inovação, este destinado a cidades com mais de 250 mil habitantes. A sucessora de Lisboa, atual capital Europeia da Inovação, sairá de uma lista composta por Bristol (Inglaterra), Espoo (Finlândia), Talin (Estónia), Tampere (Finlândia), Torino e Midlands Ocidentais (região de Inglaterra).

O processo de seleção do prémio principal é igual ao da categoria “Cidade Inovadora em Ascensão na Europa”, mas desta vez o valor pecuniário é de um milhão de euros para a cidade vencedora e de 100 mil euros para as outras duas finalistas.

A escolha é feita por um grupo de peritos independentes que avalia as candidaturas através de seis critérios principais: Experimentação, para fazer da cidade um tubo de ensaio; Capacidade de aumentar e acelerar o crescimento de start-ups e PME; Criação de um ecossistema e promoção de sinergias; Expandir a capacidade de inovação da cidade; Visão Inovadora; e Direitos dos Cidadãos.

Promovida pela Comissão Europeia e apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do Programa Horizonte Europa, os Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital) reconhecem as cidades europeias pelas suas práticas urbanas mais inovadoras.

Fotografia de destaque: © Unsplash