Durante seis meses, quem vive ou trabalha em Matosinhos vai poder ajudar o município a testar e optimizar o serviço de partilha de bicicletas eléctricas com doca Bike4Me, enquanto vê as emissões evitadas nas suas deslocações quantificadas e valorizadas através do programa Matosinhos by AYR. As inscrições para participar estão a decorrer e terminam a 31 de Maio.

A partir de 1 de Junho e até 1 de Dezembro deste ano, o grupo de teste vai poder aceder ao serviço de partilha de bicicletas disponível em três estações na cidade – Parque Basílio Teles, ISCAP e instalações do CEiiA. No total, serão 12 as bicicletas disponibilizadas para a experiência, sendo que os participantes devem comprometer-se com uma utilização mínima de três vezes por semana, dando, depois, o seu feedback e propostas de melhoria do serviço através de iniciativas como focus group ou respostas a inquéritos. Os participantes ficam abrangidos por um seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil contratado pelo município.

Ao mesmo tempo que os utilizadores pedalam, o município, com o apoio do CEiiA, vai quantificar e valorizar as emissões evitadas nas deslocações feitas pelos participantes, tendo como base o modelo de funcionamento da plataforma AYR. O sistema, desenvolvido pelo CEiiA há cerca de dois anos, é baseado em tecnologia blockchain e recompensa comportamentos sustentáveis, atribuindo créditos acumuláveis numa carteira digital que podem ser trocados por bens ou serviços verdes.

Sendo a casa do CEiiA, Matosinhos tem sido o principal palco de testes da plataforma e, recentemente, a câmara municipal lançou o programa Matosinhos by AYR, “com a ambição de ser uma das primeiras cidades neutras em carbono”. Para além do município, a iniciativa pretende envolver empresas, operadores de mobilidade, comunidade e cidadãos na “construção de novos modelos de mobilidade que evitem emissões e que sejam adequados a quem vive e trabalha no município”, pode ler-se no portal da autarquia.