Trinta e sete municípios portugueses já garantiram presença na 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza entre 16 e 22 de setembro sob o tema “Espaço Público Partilhado”. A pouco mais de um mês do fecho das inscrições (15 de setembro), Portugal é o quinto país com mais cidades e vilas interessadas em participar na principal campanha da Comissão Europeia sobre mobilidade urbana sustentável. Por esta altura, apenas a Espanha (268), a Alemanha (71), a Polónia (81) e a Hungria (67) têm mais municípios inscritos.

Tal como aconteceu nas últimas edições, é provável que voltem a participar mais 3 mil municípios de todo o mundo, isto porque a iniciativa não é exclusiva a localidades europeias. Destes, mais de uma centena deverão ser portugueses, uma vez que em 2023 participaram 117 e em 2022 foram 105.

Entre os que já se inscreveram, a Amadora é um dos que tem mais atividades e ações confirmadas, como o lançamento da Campanha “Para a escola, de carro não!!”, a inauguração de uma rua escolar, um passeio de bicicleta integrado no Dia Europeu sem Carros (22 de setembro) e uma conversa sobre o uso do espaço público por pessoas com mobilidade condicionada e com deficiência visual. Também Chaves já divulgou parte do programa, que conta com animação de rua e disponibilização de bicicletas elétricas, mas também uma caminhada, palestras, música nos transportes públicos e o fecho ao trânsito numa rua da cidade. Mais a sul, em Monchique, a autarquia preparou várias atividades sobre segurança rodoviária, caminhadas e um concurso sobre o tema “Espaço Público Partilhado”

Mais uma vez, o objetivo da iniciativa é consciencializar os cidadãos e os agentes do setor, incentivando a mobilidade ativa, limpa e inteligente, mas também o transporte público e multimodal, fazendo jus ao slogan “Combina e Move-te”. Paralelamente, a Comissão Europeia organiza o Prémio da Semana da Mobilidade, atribuído em 2022 à cidade de Braga e em 2018 a Lisboa. Já a Amadora foi finalista na edição do ano passado.

Além dos municípios, a Semana Europeia da Mobilidade também procura envolver outros agentes, como ONG, sociedade civil, operadores de transporte ou empresas, por exemplo. Para isso, lançou as MobilityActions (ações de mobilidade), que podem ser registadas por qualquer entidade e em qualquer altura do ano, ou seja, tanto podem acontecer entre 15 e 22 de setembro como em qualquer outro momento do ano. Por enquanto, entre as 86 inscrições para esta semana específica ainda não há nenhuma portuguesa, mas é provável que surjam várias, até porque em 2023 foram quase três dezenas.

A Semana Europeia da Mobilidade resulta de uma parceria entre autoridades locais, especialistas em mobilidade e coordenadores nacionais. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente, que disponibilizou um email – semanadamobilidade@apambiente.pt – e um contacto telefónico – 214 728 364 – para prestar informações aos potenciais interessados.

Imagem de destaque: © mobilityweek.eu