Empresas, centros tecnológicos, universidades e outras instituições ligadas à tecnologia e à cultura juntaram-se à autarquia de Famalicão numa nova rede, a B-Smart Alliance, para tornar a cidade mais inteligente e sustentável.

Composta por 25 entidades, além do município, tem como objetivo promover a partilha de informação e conhecimento, incentivar a investigação e a transferência de tecnologia, fomentar processos inovadores e dinamizar acções conjuntas nas áreas da sustentabilidade ambiental, eficiência energética, mobilidade, habitação e ordenamento do território.

Para o presidente da câmara municipal, Mário Passos, esta é mais uma etapa na consolidação do projecto B-Smart Famalicão, que orienta a cidade para a implementação de medidas de inteligência urbana: “Queremos evoluir em todas as áreas. Queremos recolher e interpretar todos os dados e toda a informação que nos vai chegando sobre o território, reunir conhecimento e encontrar soluções com impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dos famalicenses”, disse o autarca na cerimónia de apresentação da rede, que aconteceu a 19 de Abril.

No evento, realizou-se a assinatura de um protocolo de cooperação, válido para os anos de 2023 e 2024 (renovado automaticamente) e foi anunciada a criação de uma Comissão Executiva, responsável pelo lançamento de acções a desenvolver no futuro. Entre elas estarão várias iniciativas da autarquia, mas o director municipal, Vítor Moreira, também já lançou o apelo aos restantes parceiros: “Nós queremos ser um território de experimentação, desafiem-nos. Se alguém quiser testar, por exemplo, uma luminária inteligente ou outra qualquer nova tecnologia só tem de vir ter connosco, que cá estaremos à altura para encontrar espaços onde esses novos projectos possam ser aplicados do ponto de vista experimental”.

Ao colocarem o seu conhecimento ao serviço da rede, os diferentes parceiros poderão ajudar, por exemplo, a reduzir o consumo de energia e a pegada ecológica da cidade, a optimizar a gestão dos resíduos ou a melhorar a mobilidade no concelho, entre outras mais valias.

Para além do município de Famalicão, a B-Smart Alliance é composta pelas seguintes entidades: ACIF, Associação CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica, BF Software, Blueotter Circular, CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, CEVE, Continental Mabor, Grupo DST, Edigma, ENIF, Efacec, Focus BC, Fundação Cupertino Miranda, Fundação Minerva, IPCA, IOTECHPIS, ITRON, L.C.S.D. Associação Data Colab, Leica, M.S.N.F., Multiconnect Unipessoal Lda, Municípia – Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, NOS Comunicações, Siemens e Wingsys – Interactive Techonology. A estas poderão juntar-se, no futuro, novas instituições.

Analítica para o dia a dia e para uma semana especial

A rede de parceiros agora lançada faz parte da estratégia B-Smart Famalicão, uma plataforma de inteligência urbana que implementa a visão smart city do município. Com a missão de criar “uma cidade mais verde, mais inclusiva, mais inovadora e com uma gestão pública mais moderna”, este programa assenta em seis pilares essenciais: pessoas, modos de vida, mobilidade, ambiente e energia, economia e governança.

O primeiro passo foi agregar dados numa plataforma local, cadastrando simultaneamente a realidade do concelho, para depois serem trabalhados de forma a criar-se analítica descritiva e predictiva. Com a informação recolhida, já é possível “trabalhar em diversas dimensões”, explica Vítor Moreira, como “comunicar transtornos no trânsito através da app do município, medir parâmetros ambientais, utilizar a analítica de vídeo para percebermos o fluxo das pessoas ou monitorizar poupanças energéticas”, descreve o responsável da autarquia. Muitas destas tarefas são concretizadas e geridas sob a forma de uma Sala de Comando e Controlo, que recebe e trabalha a informação em tempo real.

Para que os cidadãos contactem com esta nova dinâmica das cidades inteligentes (tantas vezes invisível), a autarquia famalicense vai organizar uma semana B-Smart. Durante cinco dias, de 21 a 25 de Junho, a Praça D. Maria II dará a conhecer diversos equipamentos tecnológicos e convidará os visitantes a experimentarem espaços lúdicos, nomeadamente de gaming. Paralelamente, haverá uma conferência dedicada ao tema da inteligência urbana, cujo programa já está a ser preparado.