O município de Vila Nova de Famalicão lançou, esta terça-feira, uma aplicação móvel para aproximar os cidadãos da autarquia e facilitar o acesso aos serviços municipais. A Famalicão Your Place é uma das medidas que materializam a visão smart city famalicense, disponibilizando, ao mesmo tempo, uma ferramenta que vai “melhorar a intervenção cívica” dos munícipes, acredita a autarquia.
Disponível para iOS e Android, a app reúne uma variedade de serviços, desde informações úteis sobre eventos ou farmácias de serviços à possibilidade de apresentar reclamações, adquirir bilhetes para espectáculos da Casa das Artes, requisitar livros da biblioteca, iniciar o processo para a adopção de uma animal de companhia ou até agendar uma reunião com o executivo municipal. Os munícipes podem ainda solicitar a recolha de monstros domésticos, inscrever-se nas provas de corrida da cidade ou no Banco Local de Voluntariado.
Com a ferramenta, o município de Famalicão pretende “criar condições para que os serviços sejam cada vez mais solicitados” e que os famalicenses “procurem a sua câmara municipal e, junto dela, possam encontrar respostas adequadas aos seus problemas”. Nas palavras de Paulo Cunha, presidente da câmara municipal de Famalicão, “esta aplicação deve ser usada como uma forma de melhorar a intervenção cívica dos cidadãos”.
No futuro, haverá mais novidades, já que, “dentro de pouco tempo”, se espera que a aplicação ganhe mais funcionalidades, assegurou, por sua vez, Vítor Moreira, director municipal, que caracteriza a ferramenta como “um processo evolutivo”.
B-Smart Famalicão
A aplicação móvel faz parte da estratégia B-Smart Famalicão, que orienta a cidade para a implementação de medidas de inteligência urbana e cujo principal projecto vai ser apresentado em Junho próximo. A informação da ferramenta está ligada à plataforma de inteligência urbana que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia famalicense nos últimos anos, em resultado de um protocolo com a NOS assinado em 2019.
No último ano, a cidade tem estado a trabalhar na agregação de informação, com prioridade para os indicadores de gestão interna do município, que “acabam, mais tarde, por ser também externos”, explicou à Smart Cities Vítor Moreira. Este é um trabalho que chega a “toda a gente dentro da autarquia”, numa abordagem transversal, refere o responsável, esclarecendo que a intenção do município para se tornar uma cidade inteligente passa por trabalhar “horizontalmente” e não se focando apenas em determinados verticais.
Com o lançamento da aplicação Famalicão Your Place, em particular com a possibilidade de reportar ocorrências e comunicar directamente com o município, a autarquia abre, assim, a estratégia à interacção com os munícipes. Paulo Cunha considera que esta é “um símbolo de modernidade e inconformismo que vem possibilitar uma maior aproximação aos seus cidadãos e responder aos seus anseios”. “A câmara municipal deu este passo convicta de que está a prestar um bom serviço à comunidade, aos seus concidadãos e, acima de tudo, a vincar expressões como acessibilidade, proximidade, rapidez e eficiência que casam bem com a ferramenta agora disponibilizada”, concluiu.