Numa sessão aberta a todos, o Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian vai reunir, no próximo dia 9 de Maio, em Lisboa, decisores políticos e técnicos dos níveis europeu, nacional e local, para discutir o papel das cidades no desenvolvimento sustentável do espaço europeu e na coesão dos territórios. O seminário “Pensar a cidade: a dimensão urbana do desenvolvimento sustentável” é promovido pelo Ponto URBACT Nacional e pelo Fórum das Cidades.
O evento, destinado a todos os envolvidos e interessados em políticas de desenvolvimento urbano e local, vai contar com a partilha de experiências de cidades portuguesas, casos de Amarante, Coimbra, Amadora, Braga, Lisboa e Fundão, no âmbito de parcerias e de redes europeias de cidades URBACT III. Regeneração urbana, economia local e emprego, inclusão social e participação cívica, serão apenas alguns dos tópicos chave a abordar no dia. O seminário será aberto pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e será encerrado por José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. Pelo meio, oradores provenientes de vários municípios e organizações nacionais, assim como de instituições europeias, vão focar-se na identificação e resolução de problemas ambientais e fenómenos de exclusão e polarização social, tendo em vista a coesão do tecido social.
Olivier Baudelet, chefe de equipa de políticas urbanas da DG Regio e Emmanuel Moulin, director do secretariado do programa URBACT, serão outros dos nomes presentes no dia dedicado a pensar a cidade, no qual as atenções estarão viradas para a Agenda Urbana para a União Europeia.
O programa URBACT é o programa de cooperação territorial europeu que visa a promoção do desenvolvimento urbano sustentável integrado nas cidades europeias.
A participação neste dia, embora livre, carece de inscrição obrigatória. Todos aqueles que desejarem inscrever-se, poderão fazê-lo aqui.