A partir de agora, quem visitar as Caldas da Rainha pode fazê-lo de uma forma mais interactiva, mas também solidária. A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste acaba de lançar a aplicação Caldas, Rainha do Comércio AR, que usa a realidade aumentada para tornar o contacto com o território e a sua história mais “divertido”, ao mesmo tempo que contribui para a criação de um fundo de apoio aos comerciantes locais mais afectados pela actual crise.
Inserida no projecto Caldas, Rainha do Natal, a aplicação, disponível para download gratuito, tem por base um jogo com cinco etapas que se encontram pela cidade e nas quais se poderá interagir com realidade aumentada. Por exemplo, é possível encontrar o Zé Povinho em frente aos Paços do Concelho, “ver” uma figura histórica na entrada do Hospital Termal ou ainda um trenó a sobrevoar o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Para além de dar a conhecer a cidade e os seus marcos, a aplicação é a primeira acção da ACCCRO para contribuir para a constituição do Fundo de Apoio aos Comerciantes, que servirá para apoiar os associados mais necessitados a fazer face a despesas de saúde ou através da entrega de bens de primeira necessidade. Ao completar o percurso do jogo, cada participante ganha um golden ticket solidário, isto é, um íman (com uma imagem alusiva ao projecto) que simbolizará um euro para o fundo. Quem não quiser participar no jogo com a aplicação, mas quiser ajudar os comerciantes caldenses pode também comprar os ímanes, à venda pelo mesmo valor (1 euro), ou adquirir vouchers que servem de cheque oferta.
“Não queremos que nenhum dos nossos associados deixe de ter algum apoio financeiro, para o caso de precisar de dinheiro para resolver algum problema mais urgente”, explica Luís Gomes, presidente da ACCCRO.
A app Caldas, Rainha do Comércio AR está já disponível para iOS e prevê-se que chegue muito em breve aos dispositivos Android.