Estão abertas as inscrições para o maior evento anual europeu dedicado à política regional: a Semana Europeia das Regiões e Cidades (#EURegionsWeek). Realizada entre 7 e 10 de outubro sob o lema “Capacitar as regiões”, a 22.ª edição desta iniciativa deverá voltar a juntar em Bruxelas (Bélgica) mais de 10 mil participantes de todo o mundo.

Durante quatro dias, decisores políticos, funcionários públicos, peritos, investigadores, empresários e representantes de ONG vão partilhar experiências e participar em conferências, exposições, laboratórios e eventos de ligação em rede. Estão ainda previstas atividades interativas e mostras de produtos regionais.

O evento conta com mais de uma centena de sessões, algumas online, distribuídas por quatro temas principais: Crescimento inteligente e sustentável para as regiões; Competitividade e convergência: dois lados da mesma moeda; As regiões fortalecem as democracias europeias; e As regiões têm talento.  As inscrições decorrem até ao dia 7 de outubro, às 12h00 (CET).

“Ferramentas para envolver os cidadãos na transição climática”, “Desenvolver novos serviços de mobilidade inteligentes e sustentáveis nas cidades” e “Assegurando uma transição justa para todas as regiões da União Europeia” são algumas das sessões que integram o vasto programa. Este conta ainda com várias iniciativas portuguesas, como uma apresentação do presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, sobre mobilidade sustentável e integrada na AMP. Também Flávia Duarte, da IrRADIARE, dará a conhecer o FRED, um projeto dedicado à prevenção e mitigação do impacto das alterações climáticas, nomeadamente no que diz respeito aos incêndios florestais.

A sessão de encerramento da Semana Europeia das Regiões e Cidades está marcada para a tarde de 10 de outubro, com Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas. Mas já depois dessa data ainda haverá alguns eventos paralelos fora de Bruxelas, como é o caso de um workshop realizado no Porto sobre cooperação universitária no âmbito da Euroregião Galiza-Norte de Portugal.

Lançada em 2003, a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é coorganizada pelo Comité das Regiões Europeu e pela Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia. Tem como objetivo dar a conhecer a capacidade das regiões e dos municípios em “gerar crescimento e emprego, bem como aplicar a política de coesão da União Europeia”, demonstrando “a importância do nível local e regional para a boa governação europeia”.

Imagem de destaque: © European Week of Regions and Cities