O NOS Hub 5G tem como missão potenciar a criação, desenvolvimento e demonstração de soluções, produtos e serviços inovadores assentes na última geração tecnológica, o 5G. Desde a sua criação tem sido palco para o desenvolvimento de várias iniciativas de inovação, onde se incluem vários projetos integrados no Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente a Test Bed 5G.

A Test Bed 5G, que tem como objetivo entregar 165 pilotos até setembro de 2025 atingiu agora a sua primeira meta, com a entrega de 37 projetos relacionados com indústria, agricultura, smartcities, entretenimento e turismo, que pretendem ser uma alavanca de aceleração para a digitalização destes setores. Os pilotos têm-se realizado na rede NOS ou em ambiente controlado disponibilizado pelo NOS HUB 5G, beneficiando de um ecossistema tecnológico de ponta e das equipas especializadas que o suportam.

Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, “o NOS HUB 5G tem sido uma componente muito importante no nosso percurso de liderança no 5G. Temos investido não só no desenvolvimento da maior e melhor rede móvel 5G do País, mas também na promoção da inovação, ajudando as organizações a aproveitarem todo o potencial desta tecnologia revolucionária. Acreditamos que este é o caminho para a transição digital e para uma maior competitividade da nossa economia.”

Com o objetivo de apoiar Startups e PME, facilitar o acesso a infraestruturas e a especialistas em comunicações avançadas, acelerando o desenvolvimento dos produtos e serviços, a Test Bed 5G é liderada pela NOS, com a co-promoção da MC com as insígnias Continente e Wells. Conta, também, com o INESC TEC, o CEiiA e a Ericsson como parceiros core.

No âmbito desta Test Bed, a NOS lançou um programa de Open Innovation, cujo grande objetivo é ligar parceiros experientes a Startups, contribuindo para um ecossistema de inovação alinhado com as necessidades reais dos setores.

O desenvolvimento do 5G enquanto motor para a transformação digital do País, é um vetor estratégico para a NOS, representando um investimento até ao momento de cerca de 420 milhões de euros. A empresa conta com mais de 4700 estações base 5G (cerca de 50% de todas as estações 5G de Portugal), com uma cobertura superior a 96,5% da população portuguesa, e é a única com estações em todos os concelhos nacionais. Pelo 5º semestre consecutivo, a rede 5G da NOS é considerada pela OOKLA a mais rápida de Portugal.

A NOS tem, ainda, apostado em investir numa série de atividades de I&D como fator de diferenciação e geração de valor, tendo sido a empresa portuguesa que mais investiu em I&D em 2022 e que mais pedidos de patentes submeteu em 2023.

Sobre os projetos testados no NOS HUB 5G

Foram várias as PME e Startups nacionais que testaram e desenvolveram as suas soluções no NOS Hub 5G, no âmbito da Test Bed 5G, entre as quais a CWAY, ARSPACES by DKS, Trigger.systems, Ibertelco, Surf Eye, Cyango, Glartek e DeepNeuronic. Entre os projetos desenvolvidos, encontram-se soluções de:

 Smart cities

  • Gestão remota e integrada de estacionamentos urbanos
  • Telemetria e tele-controlo inteligente de infraestruturas urbanas e agrícolas
  • Mobilidade aérea avançada e sustentável

Indústria e Retalho

  • Monitorização e controlo da operação em chão de fábrica
  • Suporte assistido para execução de operações industriais com base em realidade aumentada e assistência remota
  • Análise e integração de dados industriais
  • AGV para operações logísticas em ambiente industrial
  • Experiência interativa e gamificação com AR para promoções e marketing

Entretenimento e Turismo

  • Captura e edição automática de vídeo de desportistas com Inteligência Artificial
  • Tours virtuais, navegação e orientação assistida com base em Realidade Aumentada e Digital Twins

Multimedia e Audiovisual

  • Streaming de vídeo de alta qualidade para eventos em tempo real e em mobilidade

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.