A humanidade esgotou esta quinta-feira os recursos naturais que a Terra tem capacidade para renovar durante este ano. Em sete meses foram utilizados os recursos que demoram 12 meses a regenerar.
Os cálculos são da Global Footprint Network, que determinam que a humanidade esgotou os recursos do planeta para 2024. O Overshoot Day, ou Dia de Sobrecarga do Planeta, este ano acontece um dia mais cedo do que em 2023. Tal se deve, segundo uma nota divulgada pela organização, a uma ligeira redução nas emissões de carbono, que é sobrecompensada por um nível menor de sequestro de carbono pelos oceanos.
A partir desta sexta-feira a humanidade vai passar a utilizar os recursos naturais que deveriam ser utilizados só a partir de 1 de janeiro de 2025, o que significa que se está a utilizar 1,7 planetas por ano.
Portugal esgotou os recursos naturais da Terra mais cedo, a 28 de maio, 25 dias depois da Europa gastar o saldo ambiental.
De acordo com a Global Footprint Network é possível reduzir o uso dos recursos naturais da Terra com mudanças diárias. No site da organização é possível calcular o impacto ambiental da cada pessoa.
Fotografia de destaque: © Shutterstock