A iniciativa EU Sparks for Climate desafia os cidadãos e investigadores europeus a juntar forças para desenvolver soluções inovadoras, tecnológicas e sociais que ajudem a combater as alterações climáticas. Esta maratona virtual, apoiada pela União Europeia, vai organizar 22 hackathons por toda a Europa e Coimbra foi a cidade escolhida para acolher o evento português.

Este acontece entre os dias 12 e 15 de junho, no Instituto Pedro Nunes, e está aberto a participantes de toda a União Europeia e de seis países associados. Até agora já há mais de 200 inscritos a nível europeu e a próxima ronda de inscrições está disponível até ao dia 27 de maio.

Na prática, a competição começa com os cidadãos a apresentarem um desafio climático que considerem relevante para a sua comunidade, cidade ou região. Ao mesmo tempo, os investigadores contribuem no desenvolvimento de soluções relacionadas com a transição climática. Juntos, vão depois formar equipas para disputar os hackathon locais, onde serão escolhidas duas finalistas.

Cada uma vai receber formação e orientação, através de um programa desenhado especificamente para o desenvolvimento da ideia inicial, que terá módulos sobre gestão, empreendedorismo, sustentabilidade, impacto social, valorização da investigação e propriedade intelectual.

A final europeia está marcada para outubro, em Bruxelas, na Bélgica, e vai juntar as 44 finalistas (duas por cada hackathon). No evento, são eleitas três vencedoras, que recebem um prémio monetário de 5 mil euros cada, mentoria personalizada, apoio para uma campanha de crowdfunding e acesso a uma rede de investidores-anjo que ajudará a expandir a solução.

Entre os objetivos do EU Sparks for Climate está o apoio a duas Missões Europeias: a Missão para Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes e a Missão para a Adaptação às Alterações Climáticas. A iniciativa é implementada a nível europeu pela Barrabés.biz, enquanto a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes foram as entidades portuguesas selecionadas para organizar e acolher o hackathon português.

Mais informações através do site https://eusparks.eu ou do email geral@cim-regiaodecoimbra.pt.

Imagem de destaque: © EU Sparks for Climate