Com o regresso à normalidade no horizonte, Granada quer voltar à lista de destinos turísticos mundiais e promover os activos que, antes da pandemia, atraíam cerca de dois milhões de pessoas por ano à província espanhola. E, para o conseguir, vai colocar as vantagens do mundo digital ao serviço de quem os visita: TurinGranada é o nome do projecto que vai fazer desta província da Andaluzia um destino turístico inteligente, contando, para esse efeito, com a participação da Ubiwhere.

A empresa portuguesa foi a vencedora do concurso público internacional com vista à digitalização do destino turístico de Granada, onde vai implementar a sua solução de gestão urbana, Urban Platform, desta feita, adaptada ao sector do turismo. A novidade foi um dos projectos em destaque no stand da empresa no recinto do Smart City Expo World Congress, que decorreu na semana passada, em Barcelona. “O papel da Ubiwhere neste projecto assume-se, em primeiro lugar, como um privilégio, na medida em que fomos a primeira empresa portuguesa a ganhar um projecto desta dimensão em território espanhol, evidenciando de forma clara que as soluções desenvolvidas apresentam já um elevado grau de maturidade, [e são] merecedoras de reconhecimento internacional”, afirma Nuno Ribeiro, co-CEO da Ubiwhere.

Neste desafio, a ferramenta made in Portugal ganha um “novo âmbito de aplicação” e vai “agregar toda a informação de turismo da região, possibilitando a análise de performance do sector turístico e do impacto socioeconómico no território, através de um único ecrã”. Esta informação ficará também disponível num portal de dados abertos, podendo, assim, ser usada por outros agentes turísticos para o desenvolvimento de novas ofertas.

Além da criação de um sistema integral de gestão inteligente de serviços turísticos, o  TurinGranada contempla ainda o reforço da comunicação dirigida a um novo perfil de visitante mais digital, o que inclui, entre outras coisa, a criação de uma app móvel, o desenvolvimento de novos formatos de conteúdos com uma forte aposta na componente visual (interactivos, realidade aumentada, 360º, etc.) e o desenvolvimento de um modelo de sinalética inteligente em “activos chave”, como são os casos do Universo [Federíco Garcia] Lorca e do Geoparque de Granada. O impacto de tudo isto poderá, depois, ser “medido” recorrendo a uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), articulada e interactiva com mecanismos digitais de avaliação da perspectiva do turista e com um sistema de inquéritos de satisfação, explica a Ubiwhere.

O TurinGranada surge de uma vontade da província espanhola de “transformar o modelo de gestão turística tradicional, evoluindo para novas formas de gestão de destino”, relevou à Smart Cities Francisco Reyes, director do conselho provincial de Turismo de Granada. Com isso em mente, e aproveitando a convocatória “Destinos Turísticos Inteligentes”, integrada no Plano Nacional de Territórios Inteligentes de Espanha, a intenção deu forma ao projecto, que acabou por ser um dos 25 seleccionados para receber um apoio de cerca de 2,8 milhões de euros. A convocatória foi lançada pela Red.es, entidade pública vinculada ao ministério da Economia e Transição Digital espanhol e responsável pela execução e implementação dos planos de digitalização do país vizinho. O programa vai co-financiar 67% do orçamento total do projecto, sendo que os restantes 33% ficam a cargo da província.

Digital ajuda na retoma pós-Covid-19

Em 2019, o número de pessoas que visitaram Granada registou um máximo histórico próximo dos dois milhões, numa tendência que acabou por ser interrompida pelo surgimento da Covid-19. A expectativa da província é a de que a estratégia de promoção do turismo agora adoptada possa ajudar a resgatar este impulso ascendente, respondendo não só à crise pandémica, mas também “destacando e reforçando os valores diferenciais [do território] com uma visão de longo prazo”.  Espera-se ainda que as ferramentas digitais a implementar pelo projecto possam servir de apoio à tomada de decisão, sendo, por isso, “fundamentais para assegurar uma recuperação sólida e sustentada neste sector”, considera Nuno Ribeiro.

Com esta estratégia, a província ambiciona melhorar o posicionamento da marca “Granada”, apostando numa “actividade de promoção que tenderá a especializar-se por produto e por mercado, utilizando canais e suportes mais adequados a cada caso, com o objectivo de atrair mais turistas e de melhor qualidade, isto é, com mais poder de compra, ao longo do ano”. Para além disso, e segundo Francisco Reyes, o conhecimento gerado pelo projecto vai ajudar, “de forma decisiva, a enfrentar o desafio da transformação digital do sector turístico da província, nos seus níveis social, económico e ambiental”, contribuindo para a tomada de decisões “rápidas” e para a “melhoria da competitividade do sector turístico de Granada e do seu posicionamento como destino nacional e internacional”.

Embora o turismo inteligente seja o grande enfoque do projecto, este deixa também a porta aberta à possibilidade de outras aplicações para as soluções a implementar. Francisco Reyes explica de que forma: “Ao cumprir a norma de sistemas integrados de gestão de cidades inteligentes UNE 178104:2017, [a iniciativa] servirá também como base para o desenvolvimento de verticais futuros de smart city, energia, mobilidade, gestão ambiental, entre outros”.

Para a Ubiwhere, esta pode ser uma experiência a replicar em território português, já que, segundo explica o co-CEO da tecnológica portuguesa, “este conceito construído por Granada pode ser aplicado em qualquer município ou região de Portugal, preservando, sempre e indubitavelmente, a identidade de cada território, de forma a potenciar as suas especificidades e características distintivas”. Avançar com um projecto com estas características “só depende da forma vanguardista como os municípios e destinos portugueses encaram o importante papel que o turismo e todas as dinâmicas subjacentes podem desempenhar enquanto motor de desenvolvimento socioeconómico”, conclui.