De 9 a 12 de Janeiro, Las Vegas voltou a receber o Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. Este ano, foi o palco escolhido pela Cisco e a Hyundai para a apresentação de um veículo recheado de sensores que promete gerir ligações entre vários dispositivos e ligar-se aos restantes veículos.
A construtora automóvel sul.coreana e a tecnológica norte-americana juntam-se, assim, num plano de cooperação que pretende abrir caminho para o carro do futuro, um veículo hiperconectado, capaz de melhorar a experiência em viagem e aumentar a segurança em viagem.
O veículo utiliza uma arquitectura de Software Definido para Veículos (Software Defined Vehicle – SDV), isto é, uma rede incorporada no próprio automóvel que o prepara para receber várias tecnologias adaptáveis. A promessa é a de que todos os dispositivos que se liguem a esta rede passem a fazer parte de uma sinergia entre diferentes dispositivos, serviços e entre os próprios veículos automóveis. Para além disso, o modelo apresentado conta com vários sensores de auxílio à condução, com o objectivo de aumentar os níveis de segurança rodoviária.
A colaboração entre Hyundai e Cisco havia já sido anunciada em 2016, com a intenção de causar disrupção no sector automóvel, acelerando o seu desenvolvimento tecnológico.
A tecnologia agora apresentada e integrada no veículo vem permitir ligações de alta velocidade, vindo, sobretudo, a possibilitar a interoperabilidade entre vários veículos e dispositivos ligados à rede. Passa a ser possível, por exemplo, conectar, em tempo real, os veículos automóveis às infra-estruturas da cidade, como a rede de iluminação ou parquímetros.
Seung-Ho Hwang, vice-presidente e director do departamento de inteligência auto da Hyundai Motor, acredita que a parceria com a multinacional norte-americana significa uma oportunidade “para liderar o sector da mobilidade que enfrenta, agora, uma revolução sem precedentes”.
O veículo apresentado no CES deverá, segundo comunicado da Cisco Portugal, começar a ser produzido em 2019, integrando a gama de automóveis premium da marca sul-coreana.