CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

A aposta em projetos inovadores permite uma gestão mais eficiente do território

O Mercado 2 de Maio é um exemplo de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Já o Centro de Operações de Mobilidade é um dos mais modernos terminais rodoviários da Europa. Na “Melhor Cidade para Viver”, estamos comprometidos para com um futuro sustentável.

As cidades enfrentam inúmeros desafios, assim como os atores que participam ativamente na sua gestão diária, como é o caso das autarquias. Perante problemáticas como as alterações climáticas, a mobilidade ou a habitação, é necessário adotar uma gestão inteligente, eficiente e sustentável do território e da comunidade.

A “Melhor Cidade para Viver” tem feito o seu percurso nesta área, procurando incorporar diversas soluções tecnológicas e inovadoras do mercado, fazendo uso das suas potencialidades e adequando-as às diversas áreas, serviços e ofertas, sempre numa lógica de incrementar a qualidade de vida da comunidade que reside, trabalha, visita e investe no concelho. Nesta edição do Anuário das Smart Cities, destacamos dois projetos de relevo, com impacto significativo no quotidiano da Cidade-Jardim.

Por um lado, o projeto de revitalização do Mercado 2 de Maio, praça emblemática do Centro Histórico viseense, cuja obra já se encontra concluída. Destaque para a sua cobertura de vidro fotovoltaico, com cerca de 4.300 m2, a qual apresenta uma solução inovadora de produção e aproveitamento de energia elétrica.

Esta, além de permitir uma maior eficiência térmica do espaço, representa uma mais-valia ambiental, energética e financeira, não apenas para o projeto em causa, como também para os edifícios vizinhos de propriedade municipal – futura sede das Águas de Viseu e Paços do Concelho.

Por outro, temos o novo Centro de Operações de Mobilidade de Viseu, um dos melhores centros de operações do país e um dos mais modernos terminais rodoviários da Europa. Renovado, moderno, eficiente, acessível e sustentável, esta nova infraestrutura centraliza a coordenação do transporte público de passageiros e gestão do trânsito. Neste equipamento, será também realizada a gestão da rede de mobilidade suave, do sistema de bicicletas públicas partilhadas, e a coordenação dos serviços de gestão do estacionamento. A intermodalidade é outra das vertentes trabalhadas, assegurando a sua ligação aos diferentes modos complementares de transporte.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • 2200 contadores de água integram o Sistema de Telemetria

    Os dois projetos de telemetria implementados em 2200 contadores do concelho de Viseu têm permitido prestar um serviço mais eficiente e cómodo junto dos clientes da Águas de Viseu. Esta tecnologia permite que os contadores de água fiquem ligados a equipamentos concentradores que, por sua vez, emitem as leituras para um sistema central, onde são recolhidas e processadas.

    Com a utilização desta solução tecnológica, a faturação relativa ao fornecimento de água deixou de ser realizada com base em estimativas, e a leitura manual foi substituída por várias leituras realizadas ao longo do dia, de forma remota e automática. Para além disso, a Águas de Viseu passou a dispor de condições para avisar, praticamente no imediato, os clientes logo que ocorram eventuais fugas na rede predial.

Fernando Ruas

Presidente da Câmara Municipal de Viseu

Não é por acaso que Viseu foi eleita, já por três vezes, como ‘A Melhor Cidade para Viver’. Orgulhamo-nos de honrar o nosso passado, sem esquecer os desafios do presente e as estratégias de futuro. Só assim podemos construir uma cidade inteligente, com qualidade de vida para todos.”

Contactos

T.:   232 427 427* (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-viseu.pt

W.: www.cm-viseu.pt

MORADA

Praça da República

3514-501 Viseu

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt