CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

A Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa monitoriza a cidade em tempo real

A Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa agrega diariamente quase três milhões de registos. E continua a crescer. Com uma arquitetura flexível e escalável, permite a monitorização, análise e gestão de todo o ecossistema urbano.

As cidades inteligentes não se limitam a reagir ao que acontece – por exemplo, um incêndio ou um incidente meteorológico. As cidades inteligentes, além de terem capacidade para atuar com rapidez, são cidades que fundamentam as suas decisões de planeamento e gestão corrente em dados e que aprendem com informação do passado a evitar ou minimizar problemas futuros.

Dispondo de poderosos instrumentos analíticos, a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa possibilita a criação de alarmística e revela-se particularmente útil como apoio à decisão. Tem potencial para integrar e processar inúmeras fontes de informação (internas e externas ao município) e para disponibilizar essa informação a quase 60 mil utilizadores em simultâneo, entre os quais o Centro Operacional Integrado de Lisboa, onde, segundo o projeto em implementação, a cidade será monitorizada em permanência.

Exemplos da utilização dos dados desta plataforma são os trabalhos desenvolvidos sobre a Praça Martim Moniz e a monitorização em tempo real de áreas da cidade que acolhem grandes eventos, como foi a Web Summit 2022.

No caso da Praça Martim Moniz, foram analisados os seguintes aspetos: histórico de ocorrências de emergência e não emergência, acidentes rodoviários, parâmetros de qualidade do ar e meteorologia, dinâmica do estado do trânsito, rede das bicicletas partilhadas GIRA, dinâmica dos dispositivos móveis e registo das licenças de ocupação temporária do espaço público. A informação à disposição de técnicos, decisores e cidadãos é agora muito mais rica, facilitando a opinião informada e o planeamento da intervenção.

Já no segundo caso, foram usados os dados do histórico e os dados em tempo real da localização dos dispositivos móveis – nacionais e em roaming – agregados em quadrículas de 200m x 200m, tornando possível aferir o número aproximado de pessoas no local e as tendências de evolução.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  •  Lisboa.24: A aplicação que dá informações úteis em tempo real, como cortes de trânsito, recolha de resíduos, ocorrências na via pública, alertas de intempéries, vagas de calor, etc. Sinaliza também o número de lugares disponíveis em parques de estacionamento, bicicletas Gira e as intervenções no arvoredo. A informação recebida tem em conta a localização do utilizador, mas pode ser personalizada, por temas e locais. A app Lisboa.24 está disponível nas lojas para Android e iOS.

Carlos Moedas

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

“Com a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, a cidade está hoje mais bem preparada para planear e gerir com base em informação do terreno, e para enfrentar com eficácia desafios urbanísticos e ambientais complexos e dinâmicos.”

Contactos

T.:   218 170 552 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-lisboa.pt

W.: www.cm-lisboa.pt

MORADA

Praça do Município

1149-014 Lisboa

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt