Portugal é, até ao momento, o sexto país com mais municípios participantes na 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza entre 16 e 22 de Setembro sob o tema “Eficiência Energética”. A menos de um mês do fecho das inscrições (15 de Setembro), pelo menos 42 vilas e cidades portuguesas já demonstraram interesse em fazer parte da principal campanha da Comissão Europeia em matéria de mobilidade urbana sustentável. Mais uma vez, o objectivo da iniciativa é consciencializar os cidadãos e os agentes do sector, incentivando a mobilidade activa, limpa e inteligente, mas também o transporte público e multimodal, fazendo jus ao slogan “Combina e Move-te”.

Para isso, os municípios são convidados a organizar várias actividades durante a semana em que dura o evento principal, como o Dia Europeu sem Carros (22 de Setembro), mas também iniciativas ao longo do ano, com medidas de carácter permanente. Por exemplo, só em 2022 foram implementadas 696 medidas deste tipo, ou seja, uma média de 6,6 por autarquia participante. Paralelamente, a Comissão Europeia também organiza o Prémio da Semana da Mobilidade, atribuído em 2022 à cidade de Braga. No ano anterior, a Amadora foi uma das três finalistas, enquanto Valongo recebeu o galardão em 2020 numa categoria para cidades de dimensão mais pequena.

Na actual lista de participantes (actualizada todos os dias), o Porto é um dos distritos do país com mais municípios inscritos na Semana Europeia da Mobilidade, cinco no total: Paredes, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Póvoa de Varzim. Este último deverá ser um dos mais activos, já que está a preparar mais de 50 iniciativas, muitas delas diárias, como comboios de bicicletas para as escolas ou actividades lúdicas na Avenida dos Banhos (encerrada ao trânsito entre 15 e 17 de Setembro), mas também outras permanentes, como o desenvolvimento de planos de mobilidade para o concelho.

Também Santarém já tem cinco participantes inscritos, com destaque precisamente para a cidade escalabitana, que vai promover diversas caminhadas, uma conferência e um passeio de veículos de mobilidade suave e eléctrica, entre outras iniciativas. A ela juntam-se Almeirim, Chamusca, Sardoal e Vila de Rei. No distrito de Aveiro, depois de Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Santa Maria da Feira e Vagos, a Mealhada passou a integrar esta semana o grupo de inscritos, tendo anunciado a realização de caminhadas, workshops, provas de orientação e acções de sensibilização, além do Dia Europeu sem Carros, que inclui iniciativas como masterclasses, provas de orientação e até rastreios de saúde. O mesmo número de inscritos, quatro, tem Coimbra: a capital de distrito, Oliveira do Hospital, Penacova e Vila Nova de Poiares.

Segue-se um trio de distritos com três municípios participantes: Bragança (no caso Alfândega da Fé, Bragança e Mirandela), Castelo Branco (Covilhã, Fundão e Vila de Rei) e Leiria (Leiria, Nazaré e Pombal). Por sua vez, os distritos de Braga (Braga e Fafe), Portalegre (Avis e Ponte de Sor), Lisboa (Loures e Sobral de Monte Agraço) e Faro (Lagos e Loulé) têm dois municípios inscritos até à data.

Viana do Castelo, uma das mais recentes confirmações, representa o distrito homónimo, e o mesmo acontece com Évora, que já anunciou várias actividades durante a semana, além de dezenas de iniciativas permanentes, com destaque para a implementação de uma das primeiras frotas de autocarros totalmente eléctrica do país (a par de Albufeira). No distrito da Guarda já se inscreveu Manteigas, enquanto o Seixal é, nesta altura, o único município do distrito de Setúbal. Os Açores, com Ponta Delgada, e a Madeira, com Ribeira Brava, também já se fazem representar.

É provável que a lista provisória de municípios portugueses (42) aumente bastante até à data limite de inscrições, tendo em conta o número de participantes nacionais nas últimas edições. No ano passado foram 105, em 2020 participaram 86, enquanto em 2020 inscreveram-se 78. O número mais elevado foi registado em 2019, com 109 vilas e cidades. Em Portugal, a Semana Europeia da Mobilidade é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A nível internacional, este ano já se inscreveram 776 municípios de 31 países, sobretudo europeus. Espanha é, até agora, o mais representado, com 162 participantes, seguindo-se a Turquia (139), a Alemanha (87) e a Polónia (85). A Hungria (79) antecede Portugal. Mas também há três inscritos de outras partes do mundo, nomeadamente do Japão, da Argentina e do Equador.

Todos podem participar

Além dos municípios, a Semana Europeia da Mobilidade também procura envolver outros agentes, como ONG, sociedade civil, operadores de transporte ou entidades privadas, por exemplo. Para isso, lançou as MobilityActions, que podem ser registadas (online) por qualquer entidade e em qualquer altura do ano. “Não importa se as acções duram apenas um dia, ou um mês – o que é importante é que promovam uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável”, explica a APA.

O objectivo é “expandir e complementar o  formato da Semana Europeia da Mobilidade com actividades a decorrer o ano inteiro, e criar uma única comunidade online, focada no transporte urbano sustentável na Europa”, permitindo com este modelo que todos possam participar, e não apenas as câmaras municipais.

Também neste caso, Portugal tem demonstrado muito interesse, sendo o quarto país com mais inscrições este ano, 37, apenas atrás da Espanha, de França e de Itália. As acções propostas são muitas e das mais diversas entidades, caso da Gaiurb (empresa municipal de Gaia), que lançou o projecto piloto “Bicicletas Partilhadas” para incentivar os funcionários a fazerem deslocações de trabalho em bicicletas eléctricas. Também a empresa Ubiwhere se associa à iniciativa através da uma plataforma de mobilidade em cloud para smart cities com base nos produtos Smart Parking e Smart Traffic: Mobility Backend as a Service (MBaaS).  Outro exemplo é o concurso de fotografia “Retratar a Mobilidade Sustentável”, organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, destinado a toda a comunidade universitária.

Imagens: © European Mobility Week