CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

Há muito reconhecida como uma smart city, Bragança é muito mais do que isso
Uma cidade do interior que, por força dessa circunstância, se depara com alguns constrangimentos, mas que luta para os transformar em oportunidades, permitindo-lhe ombrear protagonismo com grandes urbes.
No top quatro das cidades mais inteligentes do país, Bragança vive de pessoas e para as pessoas. É sob esta premissa que a intervenção municipal tem sido pautada.
A aposta na sustentabilidade e na mobilidade tem sido uma constante nos últimos anos, de tal forma que temos uma cidade ciclável com cerca de 20 km de ciclovias e com outros em execução. Parte da frota municipal é composta por veículos elétricos, resultando em ganhos de eficiência e diminuição de emissões de gases com efeito estufa, de partículas nocivas para a qualidade do ar e do ruído em meio urbano. 50% das linhas de Transportes Urbanos estão servidas com autocarros elétricos, poupando 27 550€/ano em combustíveis fósseis e reduzindo 58 toneladas de CO2. Ainda na mobilidade, foi implementado o projeto Moveletur, uma rede de itinerários turísticos “verdes” que promovem através da mobilidade elétrica pontos de elevado valor natural e cultural.
Ao nível de infraestruturas, as instalações municipais foram concebidas para serem um exemplo no que toca à sustentabilidade, inovação, modernidade e eficiência energética, num verdadeiro conceito de ecocidade, já distinguido com o Prémio de Excelência em Inovação. São edifícios que disponibilizam monitores com informação relativa aos consumos e à produção de energia dos 2 000 m2 de painéis fotovoltaicos ali instalados, que produzem 60% da energia consumida nesses edifícios. Possuem ainda sistemas automatizados de climatização e ensombramento, cobertura verde, reaproveitamento das águas pluviais e sistemas de produção de energia, entre outros.
Muitos seriam os exemplos a citar que fazem de Bragança um destino apetecível, acolhedor, dinâmico e inteligente, algo alcançado através da partilha do conhecimento e de uma visão estratégica concertada entre instituições e parceiros.
A evolução e modificação das coisas é algo necessário e inevitável e a construção de uma cidade inteligente não é diferente, mas tão importante como pensar o futuro e potenciar as melhores práticas é ter sempre em atenção a valorização dos nossos territórios, onde as pessoas assumem o papel principal.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
Bragança tem implementado, nos últimos anos, diversos projetos para uma melhor gestão municipal, incluindo sempre que possível os cidadãos nesse processo:
- Orçamento Participativo: podem apresentar propostas que queiram ver realizadas;
- Sistema Alerta Bragança: podem reportar pequenas situações problemáticas;
- App Bragança Perto: destinada a residentes, visitantes e turistas, permite acompanhar notícias, consultar agenda de eventos, pontos de interesse, etc.;
- Balcão Único de Atendimento: podem tratar de todos os assuntos relacionados com a atividade municipal;
- Geoportal Municipal: portal onde se podem obter de forma gratuita plantas topográficas para instrução de processos na área do urbanismo e consulta de plantas e planos.

Hernâni Dias
Presidente da Câmara Municipal de Bragança
“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje”, citando Dale Carnegie
Contactos
T.: 273 304 200 (chamada para a rede fixa nacional)
E.: geral@cm-braganca.pt
MORADA
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança