Cidades inteligentes e sustentáveis, biodiversidade, educação e, pela primeira vez, finanças sustentáveis são os temas em debate na 3.ª edição da Digital with Purpose Global Summit, encontro internacional dedicado à inovação digital e ao papel do setor na resposta aos desafios da sustentabilidade.

Este ano, a cimeira acontece em Cascais entre os dias 9 e 11 de julho e promete levar centenas de oradores de todo o mundo ao Centro de Congressos do Estoril, o palco principal do evento. Ainda assim, a análise e discussão também vão chegar a outros espaços da vila, como a Casa das Histórias Paula Rego ou a Casa Sommer, que recebem duas sessões noturnas abertas ao público, as Night Summit Dialogues.

Entre as dezenas de apresentações, debates e workshops do programa estarão tópicos como a relação do digital com a gestão da água, as questões de ética e da centralidade humana face aos avanços da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) ou o potencial do gaming para a aprendizagem. Mas também serão abordados, por exemplo, os desafios da segurança nas cidades inteligentes, a inovação nas energias limpas, as cidades inclusivas ou as soluções baseadas na natureza (SbN).

Vários oradores e participantes internacionais já estão confirmados, como são os casos do líder dos indígenas da Amazónia, Odair Borari, conhecido como chefe “Dadá”; de Mrinalini Rai, fundadora da Women4Biodiversity, que irá abordar a importância da igualdade de género na biodiversidade; ou de Paul Byrne, secretário-geral da ESHA – European Schools Head Association.

Já a cerimónia de abertura estará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Luís Neves, CEO da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSi), que organiza a cimeira. Para o responsável da GeSi, “mais do que um summit que promove o debate de temas urgentes para o futuro da humanidade, é um ponto de encontro global onde é possível trocar conhecimentos, ideias inovadoras, bem como identificar oportunidades de negócio, definir objetivos e avançar na implementação de estratégias para cada um dos temas abordados”.

Tal como aconteceu na edição passada, realizada no Parque das Nações, em Lisboa, também este ano será elaborado um relatório de recomendações sobre o setor e os desafios da sustentabilidade, que deverá ser enviado às Nações Unidas. O objetivo é que o documento seja apresentado por ocasião do “The Summit of the Future”, a decorrer em setembro, em Nova Iorque, durante a Assembleia Geral da ONU.

As inscrições para a Digital with Purpose Global Summit já estão disponíveis através deste link.