Está a ser implementada uma solução inteligente e centralizada para a gestão da ocupação de lugares de estacionamento nos parques do município de Tomar. A nova plataforma foi desenvolvida pela Softinsa e permite “maximizar a utilização dos lugares disponíveis na cidade”, disponibilizando, em tempo real, as respectivas taxas de ocupação, “através da instalação de uma rede com mais de 400 sensores conectados a um sistema central”, lê-se em comunicado.
A nova solução de estacionamento inteligente de Tomar permite que os habitantes e visitantes poupem tempo na procura de lugar de estacionamento e, consequentemente, economizem combustível. Os utilizadores têm acesso à informação relativa ao estacionamento através de um portal web ou das aplicações Android e iOS para dispositivos móveis e, numa segunda fase, através de écrans informativos que estarão localizados em alguns dos acessos aos parques de estacionamento.
Desta forma, visitantes e habitantes irão deslocar-se apenas aos “locais onde têm a garantia de ter um espaço disponível”, já que a plataforma disponibiliza o número de lugares disponíveis para automóveis, motociclos, carregamento eléctrico, mobilidade reduzida, e cargas e descargas. Ao mesmo tempo, a ferramenta também permite consultar as tarifas, obter direcções até ao local escolhido e receber alertas e notificações.
A solução surge no âmbito do conceito das cidades inteligentes, uma vez que o município de Tomar “tem vindo a apostar” na tecnologia, nomeadamente em áreas como a Internet of Things (IoT), e a encetar “esforços para se tornar numa Smart Human City”. O objectivo desta aposta por parte da autarquia centra-se na redução de emissões de CO2, bem como no aumento da eficiência dos recursos e na melhoria da qualidade de vida dos tomarenses.
No futuro, e segundo o comunicado lançado, será possível aplicar esta solução a outros locais de estacionamento e englobar outras funcionalidades, como o pagamento de parquímetros e títulos de estacionamento.
Os utilizadores já podem fazer o seu registo e consultar a informação no portal Estacionamento Inteligente.
“Este projecto é mais uma importante referência da Softinsa na área da Mobilidade Urbana e das Smarter Cities. A forte parceria que temos com o município de Tomar desafia as nossas equipas do Centro de Inovação de Tomar a encontrarem soluções transformadoras que, além de irem ao encontro das necessidades do cliente, fazem realmente a diferença no dia-a-dia de todos nós”, avança Henrique Mourisca, director-geral da Softinsa, uma subsidiária da IBM, especialista em serviços de gestão e desenvolvimento de aplicações.