Já foi lançada a versão beta do Net Zero Carbon Cities Toolbox, uma plataforma on-line que contém mais de 200 soluções de descarbonização para cidades e cidadãos. A ferramenta pretende, em última instância, fomentar a transformação urbana através da gestão de energia, edifícios, mobilidade, água e resíduos.

Na Cimeira sobre o Impacto do Desenvolvimento Sustentável, que decorreu de 20 a 23 de Setembro, foi anunciado o lançamento da versão beta do Net Zero Carbon Cities Toolbox, uma ferramenta on-line onde os utilizadores são guiados de forma a identificarem e a priorizarem as soluções de descarbonização que melhor respondem às suas necessidades, em função de determinadas características dos seus desafios locais mais prementes.

Nesta base de dados, o utilizador irá encontrar mais de 200 soluções “baseadas em estudos de caso e soluções reais de mais de 100 cidades em todo o mundo”, lê-se em comunicado. Estas soluções agregam modelos de políticas, negócios e finanças para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e “criar valor local, como emprego e uma qualidade do ar melhorada”. Qualquer pessoa pode aceder a este conjunto de ferramentas, embora a plataforma tenha sido concebida a pensar particularmente nas autoridades municipais, líderes de governos nacionais e empresas.

Este conjunto de ferramentas é o terceiro elemento que nasce do programa Net Zero Carbon Cities, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial (FEM) que tem como objectivo “alinhar e aumentar os esforços a nível empresarial, municipal e nacional para conseguir ecossistemas urbanos sustentáveis, resilientes e equitativos”. De notar que, no âmbito desta iniciativa, foi também publicado o briefing paper “Urban Transformation: Integrated Energy Solutions”, que “demonstra como os edifícios e a mobilidade podem servir de alicerces para impulsionar a transformação urbana e a descarbonização em qualquer lugar do mundo”.

Schneider Electric e Grupo Enel juntam-se ao FEM para anunciar o lançamento da ferramenta

Schneider Electric, empresa que actua na área da transformação digital da gestão e automação da energia, e o Grupo Enel, multinacional energética que actua a nível da electricidade e das energias renováveis, juntaram-se ao FEM para anunciar este lançamento durante a Cimeira sobre o Impacto do Desenvolvimento Sustentável.

Na versão beta do Net Zero Carbon Cities Toolbox, os utilizadores vão encontrar soluções integradas da Enel, “que visam conseguir ecossistemas urbanos descarbonizados, sustentáveis e resilientes em cidades de todo o mundo”, lê-se em comunicado. Da mesma forma, o conjunto de ferramentas também oferece várias soluções que a Schneider Electric implementou, que “realçam particularmente a eficiência energética e como esta pode ajudar a economizar tanto energia como materiais, que podem, por sua vez, ser reutilizados em infraestruturas urbanas e projectos comunitários”.

“Tal como demonstra este conjunto de ferramentas e as soluções nele contidas, a tecnologia para descarbonizar as nossas cidades já existe. Para a implementar, devemos ir mais além da infraestrutura pública e abordar todo o tipo de edifícios, especialmente os já existentes. Os programas de reequipamento desempenham um papel muito importante na transição para cidades neutras em emissões de carbono”, diz Jean-Pascal Tricoire, chairman e CEO da Schneider Electric, citado em comunicado.

“A electrificação limpa abre caminho à descarbonização da economia, fomentando ao mesmo tempo uma transformação urbana sustentável. Com a tecnologia e conhecimentos que actualmente existem, temos as ferramentas para o sucesso e uma oportunidade única para fazer a diferença”, avança Francesco Starace, CEO e general manager do Grupo Enel, em comunicado. “Este conjunto de soluções é um óptimo instrumento para o mundo dos negócios e [para] os decisores políticos, uma vez que proporciona soluções de energia integradas que contribuem para uma sociedade mais próspera e resiliente”, acrescenta.