CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

Capela do Espírito Santo dos Mareantes
Visitar virtualmente um edifício quinhentista que guarda no seu interior um dos mais bem preservados hospitais medievais da Europa e uma coleção de arte sacra riquíssima é a proposta da autarquia sesimbrense.
A Capela do Espírito Santo dos Mareantes, em Sesimbra, é um edifício quinhentista, mandado edificar em 1488 pela corporação dos mareantes e pescadores de Sesimbra. Funcionou inicialmente como capela e hospital. Em 1755, o terramoto provocou danos consideráveis no edifício, que permaneceu encerrado até meados do século XX, altura em que reabriu como Biblioteca Municipal. Em 2004, depois de uma complexa obra de restauro, reabriu como núcleo museológico, disponibilizando ao público uma valiosa coleção de arte sacra e um dos mais bem preservados exemplares de hospital medieval da Europa.
Em 2023, a câmara municipal de Sesimbra começou a trabalhar num conjunto de soluções de visita com recurso a novas tecnologias, entre as quais uma visita virtual interativa, que permite conhecer o espaço e a sua longa história em qualquer ponto do mundo. O trabalho tem por base um levantamento fotográfico em 360 graus, que nos leva a circular por toda a área musealizada e a descer ao hospital medieval. À medida que vamos passando pelas peças podemos vê-las em pormenor, conhecer a sua história e, nalguns casos, assistir a vídeos de especialistas na temática ou de outros momentos relacionados com o objeto, como restauros. Há também possibilidade de recorrer a audioguias identificados com QR Code junto a cada peça.
Para além de permitir uma visita muito pormenorizada à distância, o sistema pode também servir de guia para uma visita presencial, visto que é possível descarregá-lo no telemóvel ou consultá-lo num painel digital a instalar no local.
A proposta alarga a divulgação do património, da história e da memória coletiva do município. Ao mesmo tempo, representa um recurso educativo dinâmico e apelativo para os mais novos e gera interesse turístico.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- A tecnologia de impressão em 3D foi também utilizada para reforçar esta nova experiência de visita. Uma das principais peças deste espólio, a escultura de São Sebastião, foi digitalizada e pode ser vista tanto em ambiente digital como presencialmente, permitindo o toque, o que não é viável na peça original, por motivos de segurança e de preservação. Esta solução foi pensada para a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, sobretudo invisuais. Isto é, aliás, um dos pressupostos do projeto. Será, por isso, acompanhada de placa em braille e audioguia.
Francisco Jesus
Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra
“Este trabalho dá continuidade à preservação e divulgação do património do município que a autarquia tem desenvolvido, e que está bem patente nas recuperações de edifícios históricos e na sua musealização.”
Contactos
T.: 212 285 000* (chamada para a rede fixa nacional)
E.: informacao@cm-sesimbra.pt
MORADA
Rua da República n. 3
2970-741 Sesimbra