A cidade de Lisboa lidera um ranking de cidades portuguesas comprometidas com a economia circular e o consumo responsável, de acordo com estudo conjunto elaborado pelas empresas Too Good To Go, OLX e BlaBlaCar. O trabalho, que avaliou as cidades “com base na utilização de plataformas colaborativas e na adoção de práticas sustentáveis pelos seus habitantes”, avaliou 159 municípios portugueses e concluiu que “14% da população portuguesa reside em cidades com elevada sensibilidade para o consumo responsável”.
Este ranking coloca Lisboa na primeira posição da tabela graças aos 15 milhões de interações nas três plataformas, incluindo “mais de 200 mil refeições salvas através da Too Good To Go, 20 mil boleias partilhadas com a BlaBlaCar e 37 milhões de anúncios no OLX”. Depois da capital portuguesa, seguem-se o Porto, com 8,3 milhões de interações e Setúbal, com mais de quatro milhões. No top 10 surgem ainda as cidades de Aveiro e Braga (ambas com 2,3 milhões), Coimbra (1,6 milhões), Faro (1 milhão), Leiria (280 mil), Viana do Castelo (100 mil) e Castelo Branco (69 mil).
Segundo este estudo, que analisou dados dos anos 2023 e 2024, a principal motivação dos utilizadores destas plataformas é a poupança, embora a consciência ambiental também seja um fator a ter em conta.
Em comunicado, as três empresas lembram um inquérito da BCSD (Business Council for Sustainable Development), publicado no ano passado, segundo o qual doze das vinte principais questões que preocupam os portugueses estavam diretamente relacionadas com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Cada vez mais, a prática generalizada dos portugueses em relação à economia circular reflete-se nos dados registados por estas empresas no último ano”, pode ler-se no documento.
Pelas contas da Too Good to Go, os mais de 2 milhões de utilizadores e 4 mil parceiros ajudaram a poupar mais de 5 milhões de refeições e, consequentemente, a evitar a emissão de mais de 13.500 milhões de toneladas de CO2 desde 2019. Já a OLX diz que os mais de 37 milhões de novos anúncios publicados entre setembro de 2023 a agosto de 2024 geraram uma poupança potencial de mais de 3 milhões de toneladas de CO2. Por sua vez, a plataforma de mobilidade partilhada BlaBlaCar lembra os benefícios para a sustentabilidade trazidos pela utilização de mais de meio milhão de pessoas em Portugal e acrescenta a poupança de 2 milhões de toneladas de CO2 em todo o mundo gerada pela rede de autocarros e carpooling da empresa.
Fotografia de destaque: © Shutterstock