No próximo dia 22 de Janeiro, o papel da produção cultural e da cultura no combate ao despovoamento do interior e o seu contributo para a valorização de um território vão estar em debate. “Cá Dentro – Conversa sobre a relação entre cultura, despovoamento e organização do território interior português” é o nome da iniciativa, que acontece no âmbito da Semana Cultural de Penalva de Alva e tem transmissão on-line, através das redes sociais.

A partir da aldeia de Penalva de Alva, em Oliveira do Hospital, mas numa versão adaptada ao contexto pandémico, o debate tem como missão relacionar a cultura e a produção cultural com as problemáticas do despovoamento, que afectam, em particular, o território do interior português.

A participar na conversa vão estar o músico Afonso Dorido, criador do projecto a solo Homem em Catarse, que discorre sobre 17 localidades do interior no seu álbum “Viagem Interior”; Luís Sousa Ferreira, criador do festival Bons Sons, programador cultural no projecto Caminhos do Médio Tejo e director artístico do 23 Milhas; Miguel Nascimento, investigador na área das Ciências Sociais e técnico superior na câmara municipal do Fundão; e ainda o realizador Tiago Cerveira, autor do projecto O Meio e a Gente, onde fotografa os lugares e os costumes da região da Beira Serra.

A Semana Cultural de Penalva de Alva é um evento anual, com o objectivo de valorizar o interior, a natureza e as tradições através da arte, cultura e pessoas, explica a organização em comunicado. Organizada pela Sociedade Recreativa Penalvense, a iniciativa surgiu depois dos incêndios que assolaram o país em 2017, incluindo o Vale do Alva. Naquela que seria a sua quarta edição, em 2020, o evento não pôde realizar-se, organizando-se, agora, o debate “Cá Dentro”, no formato digital, agendado para as 18 horas de 22 de Janeiro.