CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023
Oeiras Move: Um novo conceito de mobilidade
A câmara municipal de Oeiras, juntamente com a empresa municipal Parques Tejo, está a desenvolver um conjunto de projetos de mobilidade suave que colocarão o concelho na linha da frente da adaptação urbana aos desafios do futuro.
Sob a designação de Oeiras Move, estes planos pretendem construir um novo conceito de mobilidade, capaz de alargar a atividade desenvolvida pela Parques Tejo na gestão do estacionamento urbano aos setores da mobilidade suave e dos transportes coletivos.
Entre os empreendimentos, encontra-se a criação de uma rede de veículos elétricos de mobilidade partilhada, distribuída por todo o concelho através de 200 “ponto.move”, destinados ao estacionamento de trotinetas/bicicletas com motor, geridas por operadores privados e municipais.
Na visão do presidente executivo da Parques Tejo, Rui Rei, esta é uma aposta justificada pela elevada procura destes meios de deslocação, que aliam a flexibilidade de utilização a um impacto ambiental reduzido.
Além deste investimento, perspetiva-se também que, no início de 2023, seja implementado o primeiro sistema de bikesharing em Oeiras, através de cinco estações colocadas ao longo da Ciclovia Empresarial, que liga Paço de Arcos aos parques empresariais da Quinta da Fonte e Lagoas Park; algo que será progressivamente alargado a todo o município.
A estas propostas está associada a intenção de se ampliar a rede de ciclovias existente, de 17 km, em cerca de novos 50 km, sendo que várias das ampliações se encontram já na fase de projeto de execução.
As soluções de mobilidade descritas funcionarão de forma articulada com a circulação automóvel e os transportes públicos, estando a ser concebida uma aplicação que irá integrar as várias modalidades de transportes em Oeiras, permitindo aos cidadãos desenvolverem escolhas mais informadas no planeamento das suas deslocações, esperando-se que tal seja um incentivo para a adoção de alternativas mais eficientes e sustentáveis.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- No âmbito da atividade de gestão de estacionamento da Parques Tejo, prevê-se a construção de 14 novos parques de estacionamento, agregando 2.800 lugares;
- Em relação aos transportes coletivos, estão projetadas várias intervenções de grande escala, como é o caso do projeto LIOS entre a Cruz Quebrada e Alcântara, da linha BRT entre Algés e a Reboleira ou da reativação e expansão do SATUO [Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras] até ao concelho de Sintra.
Isaltino Morais
Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
“Oeiras vai passar a estar mais presente na discussão sobre a mobilidade. Já o tem feito no contexto da Área Metropolitana de Lisboa, mas terá [agora] uma posição mais ativa em todas as questões de mobilidade.”
Contactos
T.: 214 408 300 (chamada para a rede fixa nacional)
E.: geral@oeiras.p
W.: www.cm-oeiras.pt
MORADA
Largo Marquês Pombal
2784-501 Oeiras