A iniciativa europeia NetworkNature, os parceiros portugueses do URBiNAT e o município de Portimão vão lançar um novo pólo de soluções baseadas na natureza (NbS) para fomentar a partilha de conhecimento e boas práticas de co-criação. Para assinalar o lançamento oficial do NBS HUB Portugal, a cidade algarvia vai acolher vários especialistas nacionais e estrangeiros num evento que arranca já amanhã e termina no dia 28 de Janeiro. 

Com o objectivo de promover o diálogo e a cooperação entre diferentes actores no que diz respeito às NbS, nomeadamente especialistas, investigadores, cidadãos, municípios, associações e empresas, o NBS HUB Portugal terá como função actuar enquanto “plataforma de partilha de boas práticas e conhecimentos”. É assim que o Museu de Portimão, que vai acolher o evento de lançamento, descreve o novo pólo.

Neste evento, que irá decorrer entre 26 e 28 de Janeiro, vários especialistas nacionais e estrangeiros, incluindo Paola Lepori, do departamento da Comissão Europeia para a Biodiversidade e para as NbS, vão partilhar iniciativas, boas práticas e conhecimentos relacionados com as NbS em sessões de apresentação, de diagnóstico e de definição de conceitos, workshops, diálogos.

Em particular, durante estes três dias serão abordados temas como ferramentas de diagnóstico – algumas seguindo princípios de gamificação ou de economia solidária –, ferramentas de mapeamento, prototipagem, modelação 3D, processos de participação, co-criação e co-governação, e mudança comportamental no âmbito da sustentabilidade. 

Sob o mote “Taste of NBS: Co-Creation of Nature-Based-Solutions with the NBS HUB Portugal”, o programa inclui ainda  visitas a associações e empresas locais, um passeio de barco movido a energia solar e a elaboração de um roteiro para as trajectórias e as recomendações relativas às futuras aplicações de NbS na União Europeia. Termina com um painel de discussão entre o consórcio, o público e os especialistas para assinalar o lançamento do NBS HUB Portugal.

Pólo resulta de consórcio que quer ir mais longe

Segundo o consórcio promotor, que inclui a NetworkNature, os parceiros portugueses do URBiNAT e o município de Portimão, o NBS HUB Portugal, embora tenha o seu foco actual em Portimão, não pretende ficar circunscrito à cidade algarvia. Tem ainda como objectivo contribuir para a criação de redes cooperativas em todo o território nacional, alargando o âmbito de aplicação de práticas relativas às NbS.

Recorde-se que a NetworkNature é uma iniciativa financiada pelo Horizonte 2020 e tem como objectivo lançar seis pólos de NbS a nível europeu para disseminar a implementação de NbS. Já o projecto europeu URBiNAT pretende desenvolver uma regeneração urbana com NbS de forma inovadora e inclusiva, incluindo como parceiros portugueses a câmara municipal do Porto, a Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, o Centro de Estudos Sociais, o atelier de Design GUDA e o Domus Social.