A EMEL quer monitorizar, em tempo real, 650 lugares de estacionamento na via pública destinados a operações de cargas e descargas entre as zonas da Baixa e Campo Grande. Para isso, a empresa que gere a mobilidade e o estacionamento em Lisboa lançou, no final do ano passado, um concurso público para a fornecimento, instalação e manutenção de uma solução inteligente para esse efeito.

Pretende-se que o sistema mapeie os lugares de estacionamento destinados a cargas e descargas existentes nestas zonas e detecte a disponibilidade destes em tempo real. Com isto, espera-se contribuir para “a circulação mais fluída nas ruas da cidade”, refere a EMEL.

O sistema, cuja instalação acontece no âmbito do projecto C-ROADS Portugal, vai custar 370 mil euros, dos quais 50% são financiados pelo Mecanismo Interligar a Europa (CEF, nas siglas em inglês). Para a decisão do concurso público, que decorre durante 36 dias, serão tidos em conta critérios como o custo, nível de abertura do sistema, de forma a poder comunicar directamente com a plataforma de monitorização da EMEL, e o grau de sofisticação do equipamento.

A implementação desta solução está integrada na iniciativa C-ROADS Portugal, que visa o desenvolvimento harmonizado de Sistemas Inteligentes de Transporte Cooperativos (C-ITS) em território nacional, de modo a reforçar a segurança nas estradas e a melhorar a eficiência e sustentabilidade da mobilidade em Portugal. Para além da EMEL, no país, fazem parte deste projecto mais 30 entidades, entre elas o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, as câmaras municipais de Lisboa e Porto, a Brisa ou a Siemens.