Ao todo, mais de 900 lugares de estacionamento da cidade de Guimarães vão passar a ser controlados em tempo real através da instalação de sensores e câmaras de vídeo. A plataforma de gestão inteligente, da Ubiwhere, vai permitir o controlo do estacionamento em avenidas e locais públicos, incluindo lugares de estacionamento de superfície.
Implementada pela portuguesa Ubiwhere – empresa de investigação e desenvolvimento de soluções para smart cities, sediada em Aveiro –, a plataforma de gestão de estacionamento vai permitir a monitorização, em tempo real, de mais de 900 lugares de estacionamento automóvel em Guimarães. A informação foi avançada pela própria empresa, no passado dia 26 de Maio. O sistema de smart parking vai servir-se de sensores e câmaras de vídeo para recolher dados sobre a ocupação de lugares de estacionamento à superfície e em parques fechados. Segundo a empresa nacional, este será o “maior projecto de gestão de estacionamento inteligente alguma vez realizado em Portugal”.
A informação recolhida pelos dispositivos de monitorização de lugares de estacionamento vai ser “transmitida através de uma aplicação móvel e de um conjunto de painéis informativos” que serão instalados em “locais específicos do município”. O objectivo, diz a Ubiwhere, é facilitar, por parte dos condutores de automóveis, a busca por um lugar de estacionamento automóvel livre e, consequentemente, “evitar congestionamentos” e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As deslocações feitas na procura de estacionamento livre constituem, segundo a tecnológica de Aveiro, um dos factores que mais influencia o congestionamento de trânsito.
Para o controlo dos lugares de superfície, serão utilizadas câmaras de vídeo e instalados sensores capazes de detectar o estado de ocupação de cada lugar. Já no caso dos parques de estacionamento interiores, a monitorização será feita com recurso a sensores de medição de tráfego, que “permitem contar os veículos que circulam numa determinada zona” e informar o sistema sobre “a ocupação agregada e os lugares livres”. Verificar variações nos padrões de ocupação de estacionamento “de cada lugar ou de uma área em específico” vai passar a ser possível, recorrendo à plataforma de gestão que o município de Guimarães vai receber, possibilitando a definição de “acções de planeamento baseadas em dados reais” e a gestão “mais eficiente” da oferta de estacionamento da cidade.
Este projecto de monitorização de estacionamento em Guimarães é promovido pela Associação de Municípios de Fins Específicos do Quadrilátero Urbano (AMFEQU), que junta os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.