O município de Portimão actualizou a infraestrutura informática e implementou um novo ambiente digital de recuperação de desastres para melhorar o desempenho, a capacidade e a estabilidade dos serviços digitais. As mudanças permitem operar com “maior velocidade, escala e fiabilidade”, avança a câmara municipal.
Em comunicado lançado no início deste mês, a autarquia avança que a nova versão da plataforma de Information Technology (IT) tem, em comparação com a anterior, o triplo do poder de processamento e cinco vezes mais velocidade de rede interna. O investimento aplicado nos servidores permite ainda “recorrer a mais 60% de capacidade de armazenamento imediato, e a velocidades de armazenamento mais elevadas”, baseadas em tecnologia SSD.
“Podemos operar com maior velocidade, escala e fiabilidade do que nunca. Como resultado, as nossas equipas podem trabalhar com aplicações e dados chave de forma mais eficaz e prestar um serviço de maior qualidade à população de Portimão”, refere Carlos Lourenço, IT manager do município de Portimão.
Além da “ligação rápida e flexível do canal de fibra entre servidores e armazenamento”, o município afirma ter apostado também numa “solução sólida de Disaster Recovery [DT]”. Este ambiente de recuperação de desastres “totalmente novo” permite maximizar a “disponibilidade de dados e continuidade do negócio, no caso improvável de haver um problema com impacto”.
De acordo com o município, a transformação foi motivada pela necessidade de melhorar o desempenho e a estabilidade da infraestrutura informática, “depois de algumas anomalias”, e foi concretizada com o apoio e acompanhamento da parceira local da Lenovo – a Visualforma –, cuja proposta “satisfazia todos os requisitos e ficou abaixo do orçamento”.
Entre o hardware escolhido pelo município de Portimão, estão servidores Lenovo ThinkSystem, matrizes de armazenamento SSD Lenovo ThinkSystem e processadores 2nd Gen Intel® Xeon® Scalable. Foram também implementados novos softwares e serviços de apoio para eliminar falhas, proteger dados sensíveis, entre outros relacionados com a gestão de dados.