O município do Porto criou uma plataforma de partilha de conhecimento, que está a facilitar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, rumo a cidades mais sustentáveis. O TECH4 Sustainability promove a colaboração entre entidades públicas e privadas, nas áreas da mobilidade, circularidade e energia limpa.
A iniciativa nasceu em 2024 para facilitar a implementação de projetos de sustentabilidade com base em novas tecnologias. A atividade, promovida pelo município do Porto, sob coordenação da Porto Digital e da Direção para a Neutralidade Carbónica do Porto, promoveu a realização de várias ações e debates dirigidos à comunidade, assim como criou diferentes conteúdos informativos disponíveis para consulta publica.
A partilha de conhecimento pela TECH4 Sustainability tem como objetivo impulsionar a discussão e a procura de soluções inovadoras, garantindo o envolvimento contínuo das pessoas e das entidades interessadas. “É um projeto que demonstra o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade urbana. A partilha das várias experiências e de conhecimento é fundamental para o alcance de uma cidade cada vez mais circular, mais independente energeticamente e onde a mobilidade se quer cada vez mais sustentável e neutra em carbono”, afirma Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, em resposta à Smart Cities.
Ao longo de todo o ano, o projeto promoveu a partilha de conhecimento entre especialistas, investigadores e a comunidade, através da realização de três conferências: “Maior Circularidade”, ”Mais Energia Limpa” e “Melhor Mobilidade” . “A colaboração tem sido essencial para o sucesso da iniciativa, permitindo estabelecer parcerias estratégicas com a academia, através da FEUP, com entidades públicas municipais e com centros de investigação como o CEiiA.Temos conseguido criar uma plataforma de colaboração entre diferentes stakeholders, públicos e privados, que está a facilitar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras em várias áreas”, acrescenta Filipe Araújo.
Agenda Be.Neutral apresenta produtos inovadores
O Porto é uma das cidades da rede Be.Neutral e, nesse âmbito, a Agenda Be.Neutral participou na conferência “Melhor Mobilidade”, promovida pela TECH4 Sustainability, apresentando diferentes soluções para o futuro da mobilidade nas cidades.
A plataforma AYR permite contabilizar e valorizar as emissões evitadas pelos cidadãos, através da utilização de meios de transporte mais sustentáveis, criando “todo um novo modelo económico” em torno da sustentabilidade. O conceito de contabilização de emissões evitadas e a respetiva valorização, “vêm revolucionar a forma como os cidadãos tomam as suas decisões de mobilidade no dia-a-dia”, afirma Bernardo Sousa Ribeiro, gestor da agenda Be.Neutral.
No âmbito da conferência, foram ainda apresentados: o Hub de Mobilidade, que representa uma nova geração de infraestruturas físicas agregadoras de diversos serviços de mobilidade urbana; o Digital Twin como ferramenta de apoio ao planeamento da mobilidade urbana e tomada de decisão; e o dispositivo Herbi para o sequestro de carbono em meio urbano.
A Agenda Be.Neutral tem como objectivo o desenvolvimento de produtos ciber-físicos de mobilidade carbono zero que contribuem para acelerar a transição climática das cidades, com vista à neutralidade carbónica em 2030. Alguns dos serviços e produtos para a mobilidade já foram apresentados e demonstrados como o novo veículo APM, desenvolvido pela Toyota Caetano Portugal e pelo CeiiA e que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Paris, ou o posto de carregamento de 1 MW da Siemens para carregamento de veículos eléctricos pesados.
No domínio da mobilidade, o CEiiA, tem introduzido novos conceitos através de produtos e serviços inovadores, desde o desenvolvimento automóvel até à mobilidade como um serviço. Atualmente, concentra-se no desenvolvimento de novas tecnologias que permitem a criação de serviços e modelos de negócio inovadores para cidades neutras em carbono.