No próximo dia 17 de Novembro, a rede de municípios europeus EnergyCities e a cooperativa de energias renováveis portuguesa Coopérnico organizam uma conferência dedicada ao papel das autarquias na co-criação de comunidades de energia em Portugal.

O evento tem lugar no Hotel Hilton, em Vila Nova de Gaia, e tem como principais destinatários autarquias e a entidades da sociedade civil, tais como associações de cidadãos, cooperativas, escolas, universidades, pequenas e médias empresas, etc. Confirmada está a presença de um representante da secretaria de Estado da Energia, que, segundo avança a organização do evento, “anunciará novidades sobre o enquadramento legislativo” para o tema e “possíveis mecanismos de apoio previstos para o desenvolvimento destas comunidades”.

Com programa para um dia, a conferência vai dividir-se em duas partes, começando com uma manhã dedicada à partilha de exemplos de instrumentos nacionais e regionais existentes no contexto internacional e que visam acelerar a criação de comunidades de energia. A realidade portuguesa vai também estar em destaque, com a apresentação dos projectos das comunidades de energia de Vila do Bispo, Asprela, São Luís, Área Metropolitana Sul do Porto e do Hub Criativo do Beato, em Lisboa.

Já na parte da tarde, os participantes são convidados a participar num workshop interactivo que pretende “entender quais as motivações das autarquias na criação das comunidades de energia”. O objectivo, indica a organização, é desenvolver modelos simples destas comunidades que possam ser promovidos ou alavancados pelas autarquias.

A conferência dá seguimento a um encontro on-line organizado pelas mesmas entidades, que decorreu a 3 de Novembro e que teve como propósito partilhar casos europeus inspiradores dentro desta temática.  

A participação presencial na conferência é gratuita, mas limitada aos lugares existentes e sujeita a inscrição, que pode ser feita aqui.