Water Co-Re CoLAB é o nome do novo laboratório colaborativo em Portugal que se vai dedicar a desenvolver soluções para o sector da água. Aprovado em Junho, vai  avançar agora com o apoio da Associação Water Co-Re CoLAB, constituída neste mês.

Como utilizar a água de forma mais eficiente? Como reutilizá-la? São apenas dois dos desafios que vão motivar o novo laboratório da Associação Water Co-Re CoLAB a desenvolver e testar “soluções inovadoras”. No entanto, outras questões transversais ao ciclo natural da água vão influenciar o trabalho do laboratório colaborativo, nomeadamente as relacionadas com as alterações climáticas, a sustentabilidade, a economia circular, a resiliência das infraestruturas, a digitalização da água e o nexus água/energia.

Este laboratório, cuja designação por extenso é Water-driven Collaborative Laboratory for Resilient Communities, resulta de uma parceria de entidades empresariais e académicas. Esta parceria, liderada pelo Grupo Águas de Portugal (AdP), encontra agora expressão na Associação Water Co-Re CoLAB, que conta com 15 associados fundadores.

Constituída a 13 de Outubro, a Associação Water Co-Re CoLAB “tem agora um conjunto de desafios importantes”, refere a AdP, em comunicado. Não só terá de realizar a primeira Assembleia Geral, designar os órgãos associativos e actualizar o plano de negócios, como terá a responsabilidade de se articular com vários organismos e planear e avaliar “as linhas de investigação mais adequadas, nesta fase”. 

Recorde-se que o Water Co-Re CoLAB foi uma das seis candidaturas aprovadas em Abril pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a composição de laboratórios colaborativos, entidades que se dedicam à produção e transmissão de conhecimento, dinamizando soluções inovadoras de investigação aplicada com potencial para serem transportar para o mercado. A candidatura tinha sido submetida em Dezembro de 2021 e apresentada publicamente em Janeiro de 2022.