Arranca esta terça-feira o Centro para a Circularidade da cidade do Porto, que vai promover oficinas, Repair Café e um mercado de segunda mão até ao final do ano. O EcoPorto vai ainda doar gratuitamente material recuperado a entidades ou empresas.
O Centro para a Circularidade da cidade do Porto, um projeto pioneiro da cidade, foi apresentado esta terça-feira. O EcoPorto é dedicado, em permanência, à recuperação, reparação e doação de bens, que irá funcionar no Ecocentro da Prelada.
O projeto integra uma equipa dedicada, em permanência, à recuperação de resíduos elétricos e eletrónicos e mobiliário para doação. O espaço está aberto a toda a cidade e dispõe de um espaço multidisciplinar de Oficina, Armazém e Formação.
O objetivo final será que os objetos, após a reparação, ganhem uma nova vida e possam ser entregues, gratuitamente, a entidades de cariz social ou a quem demonstrar interesse nos mesmos (munícipes ou empresas).
Plataforma digital
No âmbito do projeto foi desenvolvida uma plataforma digital, que vai fazer a ligação entre a oferta e a procura. A app permite a divulgação dos materiais ou produtos reparados existentes em armazém, que podem ser doados a instituições de carácter social, ou munícipes interessados.
A plataforma será também um canal de divulgação das atividades formativas, workshops ou outras ações de sensibilização ligadas à temática da circularidade, promovidas na cidade ou no próprio Centro.

Agenda 2024
Festa de Outono de Serralves (28 a 29 setembro)
ReBOOT Sessões de capacitação de reparação de computadores (7 e 9 de outubro)
Workshop de reparação de mobiliário (12 de outubro)
Consertos de Halloween Uma oficina assustadoramente sustentável (26 de outubro)
Repair Café (9 de novembro)
ReBOOT Sessões de capacitação de reparação de computadores (18 e 20 de novembro)
Mercado de 2ª mão (23 de novembro)
Oficinas de Natal (14 e 18 de dezembro)
Fotografia de destaque: Facebook