A Comissão Europeia tem abertas as candidaturas à 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação 2024, também conhecidos como iCapital Awards. Até 18 de junho, as cidades com mais de 250 mil habitantes podem concorrer a esta iniciativa que distingue os municípios que mais contribuem para ecossistemas de inovação abertos e dinâmicos, que envolvam os cidadãos no processo de decisão e que utilizem a inovação para melhorar a sustentabilidade urbana.
A cidade vencedora recebe um milhão de euros, enquanto as outras duas finalistas têm direito a 100 mil euros, destinados a apoiar iniciativas de inovação. A escolha é feita por um grupo de peritos independentes que avalia as candidaturas através de seis critérios principais: Experimentação, para fazer da cidade um tubo de ensaio; Capacidade de aumentar e acelerar o crescimento de start-ups e PME; Criação de um ecossistema e promoção de sinergias; Expandir a capacidade de inovação da cidade; Visão Inovadora; e Direitos dos Cidadãos.
Recorde-se que Lisboa foi eleita Capital Europeia da Inovação 2023, tornando-se a primeira cidade portuguesa a receber este prémio, depois de superar as outras duas finalistas da edição passada: Lviv, na Polónia, e Kiev, na Ucrânia. De acordo com a autarquia, o valor do prémio servirá para desenvolver os projetos da Fábrica de Unicórnios, no Hub Criativo do Beato, mas também para criar três prémios de inovação social na saúde, educação e imigração, entre outras iniciativas.
Além do prémio Capital Europeia da Inovação, a Comissão Europeia também promove a categoria Cidade Inovadora em Ascensão (Rising Innovative City), esta para cidades e vilas com mais de 50 mil habitantes e menos de 250 mil. Neste caso, o vencedor recebe 500 mil euros, enquanto os dois segundos classificados têm direito a 50 mil euros.
Além de Lisboa, a lista de vencedores do prémio principal inclui a Metrópole Aix-Marselha Provença (França, 2022); Dortmund (Alemanha, 2021); Lovaina (Bélgica, 2020), Nantes (França, 2019); Atenas (Grécia, 2018); Paris (França, 2017), Amesterdão (Países Baixos, 2016) e Barcelona (Espanha, 2014). Já Linkoping, na Suécia, foi eleita Cidade Inovadora em Ascensão em 2023, sucedendo a Haarlem (Países Baixos, 2022) e Vanta, na Finlândia, que venceu no ano de estreia desta categoria (2021).
Portugal também tem historial na iniciativa, uma vez que Lisboa já tinha sido finalista da corrida ao prémio principal em 2018. Por sua vez, na categoria Cidade Inovadora em Ascensão houve dois finalistas nacionais: Cascais, que ficou em 2.º lugar em 2021, e Aveiro, que terminou na 3.ª posição em 2022.
As candidaturas para a edição de 2024 podem ser feitas através deste link até 18 de junho, enquanto no dia 9 de abril há uma sessão informativa online para potenciais interessadas.
Imagem de destaque: © iCapital Awards