A câmara municipal de Oeiras vai instalar 50 papeleiras inteligentes no município como forma de inovar e melhorar a higiene urbana do concelho. A acção acontece no âmbito do projecto piloto Papeleiras Inteligentes, que decorre ao longo de sete meses, sem qualquer custo para o município, garante a autarquia.

Com capacidade para 120 litros e uma compactação de oito vezes, estas papeleiras, funcionam a energia solar e dispõem de um sistema de monitorização de enchimento que comunica alerta para a necessidade de recolha. Deste modo, a autarquia espera que se possa optimizar as rotas, assim como reduzir o tempo de deslocação das equipas de recolha. Segundo as previsões, a recolha deverá acontecer uma vez por semana.

Para já, é possível encontrar 11 destes equipamentos instalados, dos quais cinco em Oeiras e seis em Algés. No âmbito da iniciativa e após os primeiros três meses de teste, a câmara municipal oeirense irá abrir um concurso público, assegurando “uma maior implementação [do projecto] no território”.

A par das papeleiras inteligentes, o município instalou também nove cinzeiros de grande dimensão nas zonas de estada nos interfaces rodoviários e ferroviários. Posteriormente, a autarquia prevê o “alargamento a outros locais de permanência no concelho”.

“Estas medidas, para além de fomentarem o aumento da higiene urbana, melhoram a capacidade do município em relação à salubridade dos arruamentos, envolvendo simultaneamente os munícipes num esforço colectivo em prole da melhoria ambiental”, escreve a câmara municipal de Oeiras em comunicado.